O Nacional desloca-se até Guimarães com o objetivo de derrubar a muralha do Castelo e somar os três pontos.

Contudo, a visita à Cidade Berço e ao Estádio D. Afonso Henriques não se afigura nada fácil para os comandados de Tiago Margarido. Para além de encontrarem um V. Guimarães motivado, fruto da prestação na Liga Conferência, e, tradicionalmente, forte a jogar perante os seus adeptos, a turma madeirense tem revelado muitas dificuldades nos encontros longe da 'pérola do Atlântico'.

Nos sete jogos em que disputou na condição de visitante, para a Liga, o Nacional não registou qualquer triunfo, tendo sido derrotado em cinco deles, somando apenas dois pontos longe do arquipélago madeirense, nos empates frente a Aves SAD (1-1) e Famalicão (0-0).

É preciso recuarmos até 12 de maio para encontrarmos a última vitória do Nacional fora de portas. Na altura, os insulares foram ao terreno do Mafra vencer por 3-2, na 33.ª jornada da Liga 2.

Em encontros da primeira divisão, desde o dia 9 de fevereiro de 2021 que o emblema do Funchal não triunfa em deslocações. Frente ao Boavista, os madeirenses venceram por 1-0, na jornada 18, com um autogolo de Nuno Santos a fazer a diferença.

Na mente da comitiva alvi-negra estará o regresso às vitórias fora, num terreno tradicionalmente difícil para quem o visita, sendo que, esta temporada, apenas FC Porto conseguiu levar os três pontos do Estádio D. Afonso Henriques. O Nacional irá, agora, à procura de ser a segunda formação a derrubar os conquistadores no seu habitat.

Para além dos lesionados Miguel Baeza, Nigel Thomas e Rúben Macedo, Tiago Margarido também não poderá contar com Adrián Butzke, que está emprestado pelos vimaranenses aos insulares.