Nacional e Est. Amadora defrontam-se, este domingo, a partir das 18h30, na jornada 28 da Liga Portugal Betclic. O jogo tinha inicialmente horário agendado para as 15h30, mas foi atrasado devido aos problemas da equipa da Amadora em aterrar no Aeroporto Cristiano Ronaldo, este sábado, devido ao mau tempo.

Este confronto é de importância vital nas contas da manutenção. O Nacional respira melhor nesta fase, já que é 13.º classificado com 29 pontos, ao passo que o Estrela da Amadora vive com a corda na garganta. O tricolor está acima da zona de despromoção, é certo, mas os 23 pontos que lhe permitem estar no 15.º lugar são exatamente os mesmos que permitem ao AFS estar no 16.º posto, que já obriga à disputa do playoff de manutenção.

Uma vitória é, por isso, de extrema necessidade para os dois conjuntos. Mais para o Estrela da Amadora, por via da situação delicada na tabela classificativa, mas também para o Nacional numa ótica de se afastar em definitivo da zona vermelha.

Estrela altamente desfalcado

No que toca a ausências, o emblema da Amadora é o conjunto claramente mais penalizado. Entre lesões e suspensões, a criatividade de José Faria vai ser posta à prova no que diz respeito à construção de uma linha defensiva.

Miguel Lopes está lesionado e não entra nas escolhas, assim como os castigados Ferro, Guilherme Montóia, Rúben Lima e Alan Ruiz. A onda de indisponíveis no eixo defensivo abriu espaço à chamada do brasileiro Otávio, de 19 anos, do plantel sub-23.

Nem tudo são más notícias para o tricolor. Na antevisão ao encontro, José Faria confirmou os regressos de Amine Oudrhiri e Tiago Ferreira aos convocados.

Do lado insular, José Gomes está recuperado e integra o lote de convocados. Zé Vitor ainda é dúvida por questões físicas. Pelo mesmo motivo, mas garantidamente fora do encontro estão Miguel Baeza e Ivanildo Fernandes. Djibril Soumaré, castigado, também não é opção.

Confronto direto com ligeiro ascendente estrelista

Olhando ao histórico de confrontos entre as duas equipas, para trás estão 43 jogos realizados, 17 deles a contar para o primeiro escalão do futebol nacional. Os números são equilibrados, mas com um ligeiro ascendente a favorecer o Estrela da Amadora.

Das 43 partidas já realizadas, os homens da Reboleira venceram 19 (44 por cento), ao passo que os madeirenses triunfaram em 14 ocasiões e contam-se ainda dez empates. Se reduzirmos o filtro apenas aos jogos de I Liga, o Estrela continua em vantagem: nove vitórias para seis do Nacional e ainda duas igualdades.

A Madeira consegue ser difícil para quem a visita, mas o Estrela da Amadora não será também dos clubes portugueses com piores recordações da ilha. Dos 21 encontros entre as duas equipas disputados no anfiteatro do Nacional, os madeirenses venceram em dez ocasiões e o Estrela superiorizou-se em sete encontros. Mas olhando apenas aos oito jogos de I Liga, são três vitórias para cada lado e dois empates.

Os dados estatísticos apontam para um confronto equilibrado na jornada 28 da Liga Portugal Betclic e a situação de ambas as equipas na tabela classificativa, com urgência em pontuar, também ajuda a essa previsão. Recorde-se ainda que o Estrela venceu, na primeira volta, por 2-0.

O Nacional - Estrela da Amadora tem então início marcado para as 18h00. O encontro será ajuizado por Hélder Malheiro, árbitro de 44 anos que pertence à AF Lisboa.

Onzes Prováveis

Nacional: Lucas França, Garcia, Ulisses Wilson, Zé Vitor, Arvin Appiah, Luís Esteves, Matheus Dias, Dudu, Daniel Penha, Paulinho Bóia, Isaac Tomich

Est. Amadora: João Costa, Juan Mina, Issiar Dramé, Renato Pantalon, Diogo Travassos, Léo Cordeiro, Manuel Keliano, Nilton Varela, Fábio Ronaldo, Rodrigo Pinho, Jovane Cabral