O momento é positivo, contudo, o passado recente não confere conforto. Depois de um mês de novembro para esquecer - três derrotas e um empate -, o FC Porto reagiu em dezembro e, agora, partilha a liderança com o Sporting: sinal de revitalização dos dragões, mas, também, de alta pressão.

Em caso de triunfo, o conjunto orientado por Vítor Bruno ascende para o topo - ainda que, sob forma provisória -, não obstante, do lado madeirense, vive uma equipa que - a jogar em casa - apenas perdeu contra Benfica, Sporting e SC Braga. Em cima disso, Tiago Margarido procura dar uma resposta imediata face à série de maus resultados: apenas um triunfo nos últimos sete jogos.

Liga Portuguesa

Nacional vs FC Porto
20 Jogos, 2V 3E 15D (DG: 14-42)

Últimos Resultados:
/21: CDN 0-1 FCP
18/: CDN 0-4 FCP
16/17: CDN 0-4 FCP
15/16: CDN 1-2 FCP
14/15: CDN 1-1 FCP

ver mais �

Para isso, o técnico dos alvinegros deverá regressar Zé Vítor ao 11 titular, assim como deverá mexer na baliza: Lucas França saiu com queixas de Vila do Conde e Encarnação - deu uma boa resposta contra o Rio Ave -, poderá ser aposta. No meio campo, o trio (Soumaré, Bruno Costa e Luís Esteves) deverá ser uma das principais armas de Margarido que terá pela frente, um meio campo desfalcado.

Nico González, uma das principais figuras da temporada portista, está de fora (castigo) e Vítor Bruno terá de decidir: Vasco Sousa - opção mais óbvia pelas qualidades semelhantes a Nico, nomeadamente na capacidade de quebrar linhas em posse -, Alan Varela (jogador com maior estatuto) ou André Franco (embora não seja a posição de raíz, jogou a um nível elevado contra o Boavista).

Do ponto de vista histórico, os dragões têm sido felizes na Choupana - terreno que, face às condições adversas (jogo, sublinhe-se, está em risco de adiamento) -, pelo que, a última derrota foi em 2014, momento em que o FC Porto era orientado por Luís Castro.

Oportunidade única para Margarido fazer história pelo emblema madeirense, mas também para Vítor Bruno, que procura a quinta vitória seguida e o quinto jogo sem sofrer golos. Novamente, Rodrigo Mora e Samu deverão ser um dos principais protagonistas dos dragões que terão, muito provavelmente, o regresso ao 11 de Fábio Vieira, após o «castigo».