
A crise de resultados no Manchester United podia ser ultrapassada se o Manchester United juntasse Gyökeres e Quenda numa equipa construída por Rúben Amorim. A opinião de Nani que no podcast de Rio Ferdinand não poupou elogios aos dois jogadores do Sporting, especialmente ao jovem internacional sub-21 português que já assinou pelo Chelsea.
"Aos 17 anos o Quenda já é um jogador incrível. Tem energia, velocidade é muito inteligente, maduro e ainda pode melhorar fisicamente. Ele já sabe quando é preciso acelerar ou congelar o jogo, e o momento certo de passar a bola. É esquerdino mas no drible faz-me lembrar um pouco a mim mesmo", afirmou o internacional português que considera que o Man. United se deixou ultrapassar pelo Chelsea que pagou 52,1 M? pelo passe do ala: "Deixaram-no escapar pois não há jogadores assim com a idade dele. Porque é que acham que o Chelsea o foi buscar? É muito difícil encontrar jogadores tão agressivos que sabem quando é o momento para levar a bola ou para segurá-la...o Chelsea sabe que encontrou um jogador incrível".
Quenda está perdido para os diabos vermelhos, e Nani agora espera que não suceda o mesmo com Gyökeres que já considera "preparado para jogar na Premier League" dada a evolução que registou no Sporting.
"Tenho visto os últimos jogos dele e nota-se que está mais maduro pois já não desperdiça energia e sabe quando é o momento de dar a bola aos companheiros por isso, quando não marca, faz assistências", assinala o antigo capitão leonino que desafiou Rio Ferdinand a ver um jogo do Sporting: "O Gyökeres está preparado para a Premier League e, há um ano, eu não dizia isto pois ele só pensava em correr enquanto agora joga com inteligência. Eu adorava vê-lo no Man. United pois consegue correr 90 minutos à mesma velocidade... em Portugal nenhum defesa o pára. Um dos últimos jogos que fiz foi no Estrela da Amadora e quando choquei com ele pareceu-me que bati num rochedo".
Um dos últimos que fiz foi no Estrela da Amadora e quando choquei com ele pareceu-me que bati num rochedo"
Nani sobre Gyökeres
Fé em Ruben Amorim
As dificuldades que Ruben Amorim tem encontrado nos seus primeiros em Manchester foram outro tópico abordado por Nani que pediu "tempo" para o treinador português.
"Em Portugal ninguém esperava muito dele pois como jogador cumpria mas não entusiasmava, fazia-me lembrar o Fletcher [antigo jogador do Man. United]. Como disse um dos últimos jogos que fiz foi contra o Sporting, perdemos por 1-5, e na 1ª parte já perdíamos por 0-3 era incrível pois os jogadores do Sporting apareciam de todos os lados", recorda Nani que espera ver a mesma revolução no Man. United: "O Ruben precisa de tempo para construir a equipa à sua maneira e, acima de tudo, encontrar um sistema que deixe os jogadores confortáveis. Ele quando vê potencial num jogador dá-lhe liberdade, lembro-me do Porro que agora está no Tottenham que evoluiu muito com ele".
Do conselho a Rafael Leão à chapada de Ferdinand em Ronaldo
Há um outro jogador formado em Alcochete que Nani admira: Rafael Leão. O antigo internacional português mostra-se rendido ao potencial do avançado do AC Milan mas deixou-lhe alguns conselhos.
"Adoro o Rafael, faz-me lembrar os meus primeiros tempos, mas gostava de o ver envolvido no jogo e a ser mais consistente pois por vezes desaparece. Parece que está à espera que aconteça alguma coisa em vez tentar fazer acontecer", refere o ex-jogador leonino que acusa os extremos modernos de falta de coragem: "É preciso ter nervo e arriscar no 1x1. Quando vejo um extremo com espaço não avançar e passar para trás fico logo enervado. Lembro-me que quando jogava no Man. United atacávamos mesmo sem apoio e foram marcados muitos golos assim".
Os tempos em que viveu com Cristiano Ronaldo em Manchester também foram recordados. "Não gostava de perder a nada", assinalou permitindo assim uma recordação a Rio Ferdinand: "É verdade, uma vez a jogarmos ténis de mesa até lhe dei uma chapada. Um dos meus papéis era fazer bullying com os mais novos".