Maverick Viñales saiu sem pontos do GP de San Marino de MotoGP. Na corrida principal, o piloto da Aprilia terminou em sexto, sendo um dos que erradamente trocou para a moto com pneus de chuva quando começaram a surgir algumas gotas de água.

Incapaz de pilotar a moto e convicto de que choveria mais, o #12 foi um dos que parou para trocar para uma moto com pneus de chuva – o que se revelou errado, acabando por voltar à moto com pneus slick. Viñales descreveu:

Quando começou a chover foi muito complicado pilotar a moto, para ser honesto. Foi por isso que parei nas boxes, porque tive zero sensação com a moto, e julgo que os meus colegas da Aprilia sentiram o mesmo, porque eles também entraram. E depois saí, vi que estava muito seco, e entrei outra vez, e depois saí. O ritmo foi bom, 1m32s baixo. Não sei o que dizer.

Depois dessa situação, o espanhol travou uma luta com Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) pelo 15.º lugar, mas admitiu que havia um receio de desclassificação: ‘Apanhámos muito os pilotos à frente. Não sei porquê, tinha na cabeça que eu não podia ultrapassar se estivesse numa bandeira azul. Julgo que o Martín talvez tenha pensado o mesmo, porque éramos como que um segundo mais velozes do que os pilotos à frente. Por vezes vejo os pilotos de Moto3, que lhes dão a bandeira preta. Mas quando entrei na garagem, eles disseram-me, «Sim, podes ultrapassar»’.

Segundo Viñales, a possibilidade de chuva foi falada com a equipa antes da corrida: ‘Sim, falámos um bocado, e eu disse: «Enquanto conseguir manter-me na moto, mantenho-me em pista». O problema é que foi difícil pilotar, eu não tinha nenhuma sensação. Não sei; falarei com o Aleix [Espargaró] e com o Raúl [Fernández] para ver se eles tiveram a mesma sensação que eu, porque eles entraram nas boxes na mesma volta que eu. Para mim, parecia que ia cair em todas as curvas. Eu também estava com o pneu médio, eles estavam com o macio. Então, não sei se o médio ainda estava muito frio’.

Questionado sobre se esperava que chovesse mais, o espanhol confirmou: ‘Sim, claro, estava a chover muito no Setor 4. É certo [que isso o levou a pensar que tinha de ir às boxes]. Também porque não conseguia pilotar a moto. Se eu conseguisse pilotar a moto e tivesse uma boa sensação, teria continuado porque algumas partes ainda estavam secas. Por isso, foi difícil’.