Lamine Yamal entrou nas últimas semanas no Olimpo do futebol mundial devido à genialidade que tem evidenciado em campo durante o Euro 2024. Messi, considerado um dos "deuses" do desporto-rei, parece tê-lo abençoado, em 2007, quando participou juntamente com o jovem atleta numa sessão fotográfica solidária, que ganha agora nova expressão.
O craque que celebra 17 anos no próximo sábado (13 de julho) está a viver o sonho de qualquer jovem futebolista. Aos 16 anos é, neste momento, um jogador-chave da seleção espanhola e, na terça-feira, diante da França, nas meias-finais do Euro, marcou um golo de levantar o estádio e foi coroado o "homem do jogo".
Depois de uma temporada em que se foi afirmando no Barcelona, a mais recente joia da coroa 'blaugrana' parece seguir as pisadas do eterno ídolo dos catalães, Lionel Messi. E por coincidência, ou não, os dois cruzaram-se quando Yamal era apenas um bebé de colo.
Em 2007, em colaboração com a UNICEF e a Fundação Barça, o jornal Sport criou um calendário solidário que juntava alguns atletas do clube catalão com crianças e as suas famílias.
Foi então que Lamine Yamal e a mãe participaram numa sessão fotográfica com um jovem argentino de 20 anos, que começava a dar cartas no mundo do futebol.
As fotografias, captadas por Joan Monfort, ressurgiram e tornaram-se virais depois de o pai do jovem futebolista ter partilhado, na passada semana, o momento no Instagram com a legenda "O início de duas lendas".
As imagens mostram o astro argentino com Yamal ao colo e a dar-lhe banho numa banheira azul.
Sessão fotográfica? Foi um processo "complicado"
Mas como é que aquele bebé, que viria a tornar-se a grande esperança do futebol espanhol, foi selecionado para a sessão fotográfica com o mítico número 10 'blaugrana'?
"A Unicef fez um sorteio no bairro de Roca Fonda, em Mataró [nos arredores de Barcelona] , onde vivia a família de Lamine. Inscreveram-se no sorteio para tirar uma fotografia em Camp Nou com um jogador do Barça e ganharam o sorteio", explicou o autor das fotografias, citado pelo The Guardian.
Joan Monfort revelou também que o processo fotográfico não foi fácil, muito por conta da timidez do ainda jovem jogador do Barcelona.
"O Messi é um tipo bastante introvertido, é tímido. Ele estava a sair do balneário e, de repente, dá por si noutro balneário com uma banheira de plástico cheia de água e um bebé lá dentro. Foi complicado. No início, ele nem sequer sabia como pegar nele", confessou.
O fotógrafo confessou ainda que não sabia que o bebé que aparecia ao lado de Messi nas fotografias era Lamine Yamal e acrescentou que só teve conhecimento quando um amigo lhe enviou uma mensagem, depois de as imagens se terem tornado virais, há alguns dias.
"É muito emocionante estar associado a algo que causou tanta sensação. Para dizer a verdade, é uma sensação muito agradável", revelou.
Yamal tem quebrado recorde atrás de recorde
O que os pais de Yamal não sabiam é que o filho, que na época da sessão fotográfica tinha apenas cinco meses de idade, viria a tornar-se uma das grandes figuras do Barcelona.
O adolescente, que em campo parece tudo menos isso, estreou-se pelos catalães em abril de 2023 quando tinha apenas 15 anos e 290 dias. Desde então, tem somado recordes e confirmado que tem tudo para ser um dos melhores do mundo.
O prodígio espanhol é, por exemplo, o mais jovem de sempre a jogar na La Liga, a ser titular e a marcar pelo Barcelona, a jogar, a marcar e a ser titular no Europeu e, com o jogo frente à Seleção francesa, quebrou o recorde de Pelé e tornou-se no jogador mais jovem a participar em meias-finais de um grande torneio de seleções.
Nesta edição do Campeonato da Europa é, a par do neerlandês Xavi Simons, também ele produto da formação do Barcelona, o jogador com mais assistências para golo (3).
Yamal parece estar a seguir as pisadas de Lionel Messi e já é considerado por muitos o grande talento da La Masia depois do craque argentino.