Lando Norris conquistou a pole position no Grande Prémio de Singapura de 2024, preparando um emocionante confronto com o rival do campeonato Max Verstappen no Circuito de Marina Bay. Sob as deslumbrantes luzes da noite, Norris garantiu a sua sexta pole na carreira e a quinta da temporada, superando Verstappen por uma margem estreita numa sessão de qualificação de alto risco que deixou o mundo da F1 em alvoroço.
Partindo da primeira fila, o Red Bull de Verstappen ficou a apenas duas décimas do ritmo avassalador de Norris, e o holandês estará ansioso para ultrapassar o piloto da McLaren quando as luzes se apagarem no domingo. Lewis Hamilton, da Mercedes, apesar de um início difícil no fim de semana, garantiu o terceiro lugar, lembrando a todos que ainda é uma força a ter em conta em Singapura, um circuito onde já saboreou a vitória quatro vezes.
A qualificação foi repleta de drama, especialmente na Q3, quando Carlos Sainz, da Ferrari, teve um acidente na última curva, desencadeando uma disputa de uma volta pela pole. Norris aproveitou o momento com uma volta eletrizante, enquanto Verstappen não conseguiu igualar o ritmo do britânico, perdendo a oportunidade de uma partida na primeira fila por uma margem estreita.
A recuperação de Hamilton viu-o ultrapassar o seu colega de equipa George Russell, que começará em quarto. Oscar Piastri, da McLaren, teve uma performance sólida, assegurando o quinto lugar na grelha e apoiando a forte forma da sua equipa. O pesadelo da Ferrari continuou, uma vez que o acidente de Sainz relegou-o para o 10º lugar, e o melhor esforço de Charles Leclerc foi anulado por exceder os limites da pista, deixando-o em nono.
Estratégias de Paragem nos Pit Stops Podem Fazer ou Quebrar o GP de Singapura
O Director de Motorsport da Pirelli, Mario Isola, delineou potenciais estratégias, prevendo que uma abordagem de uma paragem será provavelmente a mais rápida. A combinação Médio-Duro parece ser a escolha ideal, com as equipas a apontarem para uma janela de paragem entre as voltas 21 e 27. No entanto, o panorama estratégico continua fluido, com algumas equipas a considerar começar com pneus Macios, necessitando de uma paragem mais cedo entre as voltas 14 e 19.
“No papel, um cenário Médio-Duro é o caminho mais rápido, com uma janela de paragem entre as voltas 21 e 27,” disse Isola. “Aqueles que começarem entre o meio do pelotão e a frente da grelha também podem considerar começar com os Duros para tentar o primeiro stint mais longo possível, com uma janela de paragem ideal entre as voltas 37 e 43.”
O circuito de Marina Bay, notório pelo seu traçado exigente e clima imprevisível, frequentemente coloca desafios aos pilotos e equipas. Com os carros de segurança e neutralizações a serem uma característica frequente, as equipas precisarão de se manter atentas e aproveitar quaisquer oportunidades inesperadas.
A Batalha pela Vitória: Conseguirá Norris Resistir a Verstappen e Hamilton?
Norris sabe que uma largada limpa e uma estratégia inteligente serão cruciais se quiser afastar Verstappen e Hamilton, ambos com um histórico de usar a sua vasta experiência para realizar manobras vencedoras. Com as paragens nas boxes a custarem cerca de 28 segundos, o timing das trocas de pneus será fundamental, e o menor erro poderá ser dispendioso.
À medida que as luzes se apagam em Marina Bay, Norris terá como objetivo converter a sua pole numa vitória convincente, mas com Verstappen a pressionar e a Mercedes à espreita, a corrida promete ser uma aula de táctica e um espetáculo emocionante. Preparem-se, porque o GP de Singapura de 2024 promete ser um confronto imprevisível onde a estratégia, a habilidade e um pouco de sorte decidirão quem estará no degrau mais alto do pódio.