O IRS Jovem vai trazer benefícios aos futebolistas profissionais. Novo regime beneficia pessoas até aos 35 anos com rendimento até aos 28.009 euros.
Com a garantia da aprovação do Orçamento de Estado, já é possível antecipar cenários e fazer contas ao que muda na vida. Ao Jornal de Notícias, a consultora Deloitte fez as contas relativas ao impacto do novo regime do IRS jovem.
As medidas vão entrar em vigor em janeiro de 2024 e vão beneficiar os indivíduos até aos 35 anos com um rendimento de até 28.008 euros. Recorde-se que estas já existiam, mas vão ser alargadas tanto em período como em dimensão.
Por partes, e começando de baixo para cima, estas medidas beneficiarão praticamente todos os futebolistas dos escalões profissionais em Portugal. A medida, recorde-se, é progressiva e a isenção é de 100% no primeiro ano e de 25% no 10º ano, o último de ação do regime.
Um jogador que aufira 2.5000 euros brutos por mês conseguirá poupar 6.4000 euros ao fim do primeiro ano e 42 mil euros no total dos 10 anos. Pegando no salário médio dos jogadores da Primeira Liga – 21 mil euros – o benefício será de 14 mil euros logo no primeiro ano. Quanto aos mais bem pagos, um atleta que aufira um milhão de euros poupará, ao final dos 10 anos, mais de 150 mil euros.