
O Nun'Álvares confirmou este sábado o seu favoritismo, ao bater o Leões de Porto Salvo por 4-2, na primeira meia-final da Taça da Liga feminina de futsal, em que a eficácia das vencedoras desbloqueou uma partida renhida.
No Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, a formação de Fafe, campeã em título, confirmou assim a sua quinta presença na final, em outras tantas edições da competição que já venceu por duas ocasiões, graças aos golos de Lídia Moreira, aos 17 minutos, Ana Pires, aos 23, e Cátia Morgado, aos 37 e 39.
Na sua primeira presença na 'final four', o Leões de Porto Salvo, atual quinto classificado na fase regular do campeonato, deu uma boa réplica, tendo disposto de boas oportunidades, duas delas concretizadas por Inês Lima, aos 16 minutos, e Kika, aos 30.
Numa altura em que o Nun'Álvares se encontrava em inferioridade numérica, por segundo amarelo para Jana, o Leões de Porto Salvo inaugurou o marcador numa transição de Inês Lima, na sequência de uma excelente assistência de Kika, aos 16 minutos.
A vantagem durou pouco, com a igualdade a ser restabelecida segundos depois, quando Lídia Moreira surgiu completamente sozinha, a partir de um pontapé de canto, para desviar para o fundo das redes, numa desatenção grosseira da defensiva contrária.
Na segunda metade, o Nun'Álvares consumou a reviravolta com Ana Pires a capitalizar um mau passe da guarda-redes Marta Costa, que, subida no terreno, sofreu um 'chapéu' de primeira, ao terceiro minuto após o retorno da partida.
Apesar dos erros, o Leões de Porto Salvo continuava na discussão do resultado, chegando a empatar a dois, num remate potente de Kika, com a internacional portuguesa a tabelar com Érica Ferreira para um tento de belo efeito.
A vitória das comandadas por Paulo Tavares ficou definida pelo 'bis' de Cátia Morgado, que finalizou subtilmente a passe de Ana Azevedo, aos 37, e voltou a faturar a um minuto do término, capitalizando o 'cinco para quatro' adversário.
A partir das 14:00, Benfica e Grijó enfrentam-se na segunda meia-final, disputando um lugar no derradeiro encontro pelo troféu, que já tem presença confirmada do Nun'Álvares, marcado para as 16:00 de domingo.
Ficha de jogo
Jogo realizado no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.
Nun'Álvares-Leões de Porto Salvo, 4-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Inês Lima, 16 minutos.
1-1, Lídia Moreira, 17'.
2-1, Ana Pires, 23'.
2-2, Kika, 30'.
3-2, Cátia Morgado, 37'.
4-2, Cátia Morgado, 39'.
Equipas:
- Nun' Álvares: Odete Rocha, Cátia Balona, Jana, Kaká e Lídia Moreira. Jogaram ainda, Ana Azevedo, Lysa Oliveira, Ana Pires, Cátia Morgado e Pisko.
Treinador: Paulo Tavares
- Leões de Porto Salvo: Marta Costa, Rita Rodrigues, Débora Queiroz, Kika e Dricas. Jogaram ainda, Érica Ferreira, Iryna Dubytska, Anastasiia Kaliahina, Mariana Teixeira e Inês Lima.
Treinador: Márcio Marcelino.
Árbitros: Ana Brito e Márcia Calado.
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jana (12 e 15) e Ana Pires (24). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Jana (15).
Assistência: Cerca de 100 espectadores.