A rubrica 'O Próximo és Tu' juntou, na Academia Cristiano Ronaldo, os alas Rodrigo Relvas, de 14 anos, e Nuno Santos, de 29, num episódio filmado antes deste último ter sofrido a grave lesão no joelho direito, que tudo indica lhe vai tirar o que falta da atual temporada. Ainda assim, numa conversa descontraída, o camisola 11 falou... de tudo, dos melhores momentos de leão ao peito, além das 'manias' que tem antes de entrar em campo, seja para que partida for. Confira as principais frases que o jovem leão extraiu... do veterano!
Sempre tiveste o sonho de jogar futebol? "Sim, desde pequeninho que dormia com uma bola e os melhores presentes - fosse nos anos ou no Natal - era sempre uma bola. Tinha de andar sempre com uma bola."
As suas inspiraçõs: "Os meus pais, o meu padrinho, a minha esposa e os meus filhos. São o meu apoio, o mais importante, que é a família."
Como te preparas mentalmente antes dos jogos? "Antes tinha mais teorias e rituais, mas era mais psicológico. Óbvio que tenho rotinas que me fazem sentir bem, descansar bem, comer bem e beber muita água, para estarmos a 100% no dia seguinte. Tento sempre dormir a sesta e alimentar-me muito bem."
A estreia pelo Sporting: "Foi muito bom. Já vou para a quinta época, foi um grande momento na minha carreira, vamos a caminho do quinto ano e vamos atrás de mais títulos, que é para isso que vivemos."
Como recuperas de um erro? "Não vais acertar todos os lances, não vais fazer golos em todos os remates... Tentar jogar simples, na primeira e segunda bola. Se tens qualidade, as coisas vens ao de cima. Se erraste, é porque não estavas concentrado."
És diferente por... "Precisas de talento, desde novo. Tens de nascer com o dom, porque cada um nasce com qualquer coisa. Depois, trabalho, espírito de sacrifício - tu és de Coimbra, tens de trabalhar, mas também de te divertires. Ainda não és profissional, mas um dia vais ser. Acredita no teu talento e nos teus sonhos."
Antes de entrar em campo: "Benzo-me, vou sempre no lugar no autocarro, no balneário meto tudo no mesmo sítio, dobro a roupa sempre da mesma maneira... São coisas da minha cabeça, que não queria contar, mas que te posso contar! Olho, também, para a tatuagem com o nome da minha esposa e penso sempre nos meus avós, que já faleceram. Sei que me ajudam sempre."
Momento mais marcante pelo Sporting: "Tivemos muitos, mas o mais importante foi o primeiro título de campeão nacional. Viemos e conseguimos conquistar esse título. Mudámos muita coisa e esperamos, agora, manter o nível."
Truque da letra: "Treinava muito desde pequeno... Sempre treinei a letra porque desde miúdo gostava de fazer esse movimento. Hoje faço com muita facilidade."