O treinador Alberto Silva vai deixar no final do ano a direção técnica da Federação Portuguesa de Natação (FPN), informou o organismo. A FPN indicou Samie Elias como substituto do treinador brasileiro.

“É um fim de ciclo. Coube à nova direção tomar uma decisão sobre o futuro da natação portuguesa. Considerando que não foi possível ter chegado a acordo com o treinador, este irá deixar a equipa técnica, manifestando a nova direção da FPN, desde já, todo o agradecimento pelo trabalho desenvolvido pelo treinador e a sua equipa durante o último ciclo olímpico”, revelou o presidente Miguel Arrobas, que foi eleito para o cargo a meio de novembro.

Alberto Silva, mais conhecido como Albertinho, estava em Portugal desde 2021, depois de ter orientado a seleção brasileira de natação entre 2004 e 2021. Ao serviço do seu país, ajudou a alcançar duas medalhas olímpicas em Londres 2012, dois recordes mundiais e 24 medalhas em Mundiais.

O contrato do treinador de Diogo Ribeiro, campeão mundial em título nos 50 e 100 metros mariposa, expirava no final de 2024 e não foi renovado, com o brasileiro a ser substituído “a partir de janeiro de 2025 pelo treinador e biomecânico Samie Elias”. Elias já fazia parte da equipa técnica do atual selecionador nacional.

Eleito presidente da FPN em 16 de novembro, Miguel Arrobas manifestou a intenção de homenagear Albertinho no decorrer do próximo ano. Nos anos em que o brasileiro liderou a natação nacional, Portugal obteve resultados históricos: além dos títulos de Diogo Ribeiro, destaca-se o êxito de Camila Rebelo, campeã europeia dos 200 costas.