A NASCAR não é estranha a dramas legais, tendo enfrentado disputas de alto perfil ao longo da sua história. Desde processos antitruste, como o infame caso Ferko, até a batalha em curso sobre as licenças com a 23XI Racing e a Front Row Motorsports (FRM), o organismo governante do desporto tem um talento para se envolver em controvérsias. Mas poucos casos se comparam à tempestuosa saga de Jeremy Mayfield, cuja carreira foi desmantelada pelo que ele afirma serem as práticas monopolistas da NASCAR.

A Queda de Jeremy Mayfield: O Pesadelo de um Piloto

Em 2009, Mayfield, um piloto de NASCAR bem-sucedido com uma carreira de 17 anos, foi abruptamente suspenso por alegadamente violar a política de abuso de substâncias do desporto. A NASCAR acusou-o de ter testado positivo para metanfetamina após um teste de drogas no Richmond Raceway. No entanto, Mayfield negou as alegações e processou a NASCAR, alegando que as políticas monopolistas da organização eram as responsáveis pela sua suspensão.

O caso ganhou força quando Mayfield conseguiu uma liminar para competir novamente, mas a sua batalha com a NASCAR acabou por se tornar uma guerra de desgaste. Apesar dos seus esforços, os tribunais decidiram que Mayfield tinha renunciado ao seu direito de processar a NASCAR por difamação quando assinou o seu contrato de licença.

Mayfield refletiu mais tarde sobre a provação, dizendo a Chase Holden, “Eu não perdi por causa do teste de drogas ou de nenhum dos testes que fiz. Mas o juiz rejeitou o caso, basicamente dizendo que não podemos processar a NASCAR por qualquer motivo porque assinei um papel quando obtive a minha licença da NASCAR.”

Uma Batalha Paralela: 23XI Racing e FRM vs. NASCAR

Avançando para 2025, a NASCAR está mais uma vez sob escrutínio legal—desta vez por parte das equipas poderosas 23XI Racing e Front Row Motorsports. As equipas estão a contestar o sistema de cartas da NASCAR, alegando práticas anti-competitivas. Ao contrário de Mayfield, estas equipas têm os recursos financeiros e a força legal para montar um desafio formidável.

Mayfield reconheceu esta diferença marcante, dizendo: “Para Michael [Jordan] e Denny [Hamlin], vai ser muito mais fácil porque eles têm o dinheiro para pagar os seus advogados e não têm de se preocupar muito com isso.”

Vitória na Primeira Ronda: Equipas Garantem Cartas

Num grande triunfo para as equipas, o juiz do tribunal distrital dos EUA, Kenneth Bell, concedeu a 23XI Racing e FRM uma liminar preliminar para manter o seu estatuto de carta para 2025. Esta decisão forçou a NASCAR a transferir uma carta da Stewart-Haas Racing (SHR) para a FRM, com o tribunal a ordenar que não houvesse atrasos. A Front Row Motorsports confirmou desde então a sua expansão para uma operação de três carros, partilhando nas redes sociais:
“A FRM finalizou a compra da nossa terceira carta da Stewart-Haas Racing. Anúncio sobre o piloto, número do carro e parceiros adicionais será feito em breve.”

23XI Racing, por outro lado, ainda não fez um anúncio oficial. Embora a sua injunção inicial não tenha solicitado a transferência de uma carta da SHR, o precedente estabelecido pelo caso da FRM sugere fortemente um resultado semelhante para a equipa de Michael Jordan. Relatos indicam que a NASCAR concordou preventivamente em transferir uma carta para evitar mais contratempos legais.

A Apelação Difícil da NASCAR

Apesar destes desenvolvimentos, a NASCAR não está disposta a desistir sem lutar. A organização planeia apelar das decisões do tribunal, com o objetivo de reverter as transferências de cartas. Este movimento espelha a sua abordagem em batalhas legais anteriores, como o processo Ferko, onde a NASCAR procurou resolver disputas fora do tribunal para manter o controlo.

Eco de Mayfield

A batalha de Mayfield destacou o desequilíbrio de poder entre a NASCAR e os seus desafiantes. Enquanto Mayfield não tinha os recursos para sustentar a sua luta, o atual processo antitruste mostra que equipas bem financiadas podem fazer avanços significativos contra as políticas da organização.

A reflexão de Mayfield sobre a sua provação sublinha os riscos para a 23XI Racing e a FRM:
“Pensámos que tudo iria ser revelado, mas as políticas e contratos da NASCAR tornam quase impossível lutar contra eles. É bom ver outros a tomar uma posição agora.”

O Que Vem a Seguir para a NASCAR?

Com o recurso da NASCAR à vista, o desporto enfrenta um momento decisivo na sua estrutura de governança. Se as equipas tiverem sucesso na sua batalha legal, isso poderá reestruturar o sistema de cartas da NASCAR e dar uma oportunidade de luta às equipas menores. Por enquanto, todos os olhares permanecem nos tribunais enquanto as batalhas legais da NASCAR continuam.