Liga dos Campeões, 5.ª jornada: terça-feira, 26 de novembro de 2024, 20h00

A ANTEVISÃO: LEÕES E “GUNNERS” DEFRONTAM-SE EM ALVALADE PARA A ‘CHAMPIONS’

Se apenas consideramos o futebol de clubes, este é o maior palco de todos, no qual as expetativas são gigantes. Na Liga dos Campeões, depois de golear o Manchester City (4-1), o Sporting abre, hoje, as portas do reino do leão para receber o Arsenal, outro gigante do futebol inglês.

As últimas semanas no universo leonino têm sido de emoções fortes e, no geral, proveitosas. Os verde e brancos tombaram o Manchester City, para a Liga dos Campeões, completaram uma reviravolta verdadeiramente épica em Braga, em jogo do campeonato, e golearam, sem espinhas, o modesto Amarante, para a Taça de Portugal. Pelo meio, Amorim rumou a Manchester, mas João Pereira já somou, por isso, a primeira vitória.

Pela frente, está o Arsenal, um osso duro de roer, que, até ao momento, ainda só tem um golo sofrido na competição, o que prova a consistência defensiva dos “gunners” e o facto de possuírem uma das melhores linhas defensivas da Europa, senão a melhor.

Contudo, mais adiante no terreno, exige-se a mesma qualidade, até porque, tal como muitos entendidos o dizem, este Arsenal apenas peca por não ter um ponta-de-lança que faça a diferença nos grandes jogos e que, aliado à regularidade defensiva, decida campeonatos e outros troféus.

A prova disso é que, em quatro jogos, o Arsenal apenas marcou quatro golos na Champions. Por isso mesmo, a 12ª posição na fase de liga da prova milionária foi o melhor que os londrinos, até ao momento, conseguiram.

Na memória da grande maioria dos adeptos portugueses, o nome Arsenal faz recordar dois jogos/eliminatórias recentes. Contra o FC Porto, na última temporada, e diante do Sporting, há duas.

Na deslocação ao norte de Portugal, os arsenalistas caíram mesmo por terra, graças a um golo de Wenderson Galeno perto do fim. Em Londres, a história foi outra, mas ainda tiveram de fazer das tripas coração para eliminarem o conjunto português – só nas grandes penalidades e com uma exibição inspirada de David Raya.

Frente ao Sporting, Londres voltou a reservar grandes penalidades para decidir a eliminatória – após o golo antológico e inesquecível de Pedro Gonçalves durante o tempo regulamentar. Com dois empates nos 90 minutos, o desfecho acabou, na altura, por sorrir à formação lusa.

Em 2024/25, o Arsenal volta, assim, a visitar Portugal para mais uma página de história. Impedidos de fazerem parte dela estão Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Zeno Debast e Eduardo Quaresma, todos lesionados, ainda que os dois últimos serão reavaliados antes da partida.

Se o futebol fosse uma ciência exata e fácil de prever, mediante o que aconteceu para trás (leia-se, goleada ao Man. City), saberíamos que o Sporting também levaria de vencido este Arsenal. O problema é que não o é. Ainda assim, esperemos que esta noite o seja e que os leões praticamente garantam os “oitavos” da prova milionária.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Sporting está invicto nesta edição da Liga dos Campeões: em quatro jogos, soma três vitórias e um empate, totalizando dez pontos.
  2. O Sporting venceu todos os jogos realizados em casa esta temporada.
  3. Nos seis últimos jogos, o Sporting marcou sempre três ou mais golos.
  4. O Sporting marcou em todos os jogos realizados esta época.
  5. O Sporting venceu 17 dos últimos 18 jogos.
  6. O Arsenal ainda não ganhou fora de casa na ‘Champions’ (um empate e uma derrota).
  7. Para todas as competições, fora de casa, o Arsenal só ganhou um dos últimos sete jogos.
  8. O Arsenal não marcou qualquer golo nas últimas quatro deslocações para a prova milionária.
  9. A única vitória do Arsenal em Portugal foi, precisamente, em Alvalade: 0-1 em 2019/20, na fase de grupos da Liga Europa.
  10. O Arsenal já jogou onze vezes em Portugal – e apresenta um histórico negativo: quatro derrotas, seis empates e apenas uma vitória.

JOGADORES A TER EM CONTA

Viktor Gyokeres – Já não há como negar que é o homem do momento tanto no panorama do futebol nacional como no do futebol internacional, não só pela quantidade de golos que marca, mas também pela sua icónica celebração que tem chegado a tudo o que é lado, incluindo a NBA. Dentro de campo, já não é novidade tudo aquilo que é capaz de fazer, pelo que nos resta perceber se manterá este rendimento com João Pereira ao leme da equipa leonina.

Bukayo Saka O extremo inglês é, claramente, o jogador mais requintado do ponto de vista técnico deste Arsenal. Sendo canhoto e jogando no corredor direito, as suas diagonais para o meio, que, muitas vezes, resultam em golo, tal como aconteceu no passado sábado diante do Nottingham Forest, serão algo a que o Sporting terá de estar muito atento, nomeadamente quem jogar na posição de central pela esquerda e de ala pelo mesmo lado.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting: Franco Israel; Jeremiah St. Juste; Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio; Geovany Quenda; Hidemasa Morita; Morten Hjulmand; Maximiliano Araújo; Francisco Trincão; Marcus Edwards; Viktor Gyokeres

Treinador: João Pereira

«Não há como esconder, o nível vai aumentar e o grau de dificuldade vai ser maior. No entanto, estamos preparados. O Arsenal tem sete pontos, só tem um golo sofrido e é muito forte defensivamente. Vão tentar criar-nos dificuldades com a velocidade que têm na frente e com os esquemas táticos ofensivos».

Arsenal: David Raya; Jurrien Timber; William Saliba; Gabriel Magalhães; Riccardo Calafiori; Declan Rice; Mikel Merino; Martin Odegaard; Bukayo Saka; Gabriel Martinelli; Kai Havertz

Treinador: Mikel Arteta

«Ganhar fora de casa é importante e por isso vamos fazer tudo o que conseguirmos para levar daqui os três pontos. O momento de forma do Sporting é incrível e para nós é um desafio conseguirmos mostrar que estamos ao nível de uma equipa como esta. Todos os jogadores têm de estar ao melhor nível».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 2-1 Arsenal