O selecionador nacional, Roberto Martínez, foi o mais recente convidado de Ricardo Araújo Pereira no programa 'Isto é Gozar com Quem Trabalha', onde, num tom mais descontraído, abordou alguns temas, entre os quais as últimas convocatórias para a Seleção.

Olivença é de Portugal ou Espanha?
"É um tiki taka político entre Portugal e Espanha. Um selecinador gosta de um Portugal maior porque tem mais escolhas".

Diogo Costa vai perder a titularidade? Ronaldo está prestes a fazer 40 anos, não teme que peça para ir um bocado à baliza?
"Precisamos de falar com a FIFA... Propôr que não tenhamos um guarda-redes e ter um homem mais perto da baliza, sem luvas... Acho que pode funcionar". 

Os treinadores espanhóis são conhecidos pelo tiki taka, mas o mister fez uma adaptação e joga em 'tiki toki': parece que escolhe quem tem mais seguidores nas redes sociais...
"Os nossos jogadores são muito populares, têm muitos seguidores. Mas isso não é critério para a nossa escolha, não ajuda a ganhar jogos".

O mister 'ignorou' a boa forma de Pote, Trincão e Quenda. É como eu: não quer nada com o Sporting...
"Está a dar-me música! Cumprimentos ao Pote, que está a recuperar [de lesão]. O Trincão está a jogar num nível incrível, Quenda é o futuro do futebol português. Não é problema. Temos muitos jogadores que começaram carreiras na Seleção como jogadores do Sporting. A nossa escolha é ter os que criam melhor equipa para jogar pelo país. O importante não é o clube".

Cristiano Ronaldo deu a entender que se despede da Seleção depois do Mundial. Acha que vai cumprir?
"(Risos) O Cristiano nunca fez uma coisa pela metade. Se decidir despedir-se da Seleção, é porque acredita ser o momento certo. Se ficar, vai dar tudo e lutar como sempre. Se sair, sai como lenda, com um legado incrível que não se apaga. A idade é um número. O Pepe, com 41 anos no Europeu, foi um dos melhores centrais do torneio. A longevidade de um jogador 'top' foi redefinida com os exemplos de Cristiano Ronaldo e Pepe".

Quando não convoca o Francisco Conceição, fica com medo que o pai lhe telefone?
"(Risos) Gosto muito do Chico, tem um talento incrível, vertical, com personalidade e mentalidade agressiva e determinada. Nota-se que cresceu num ambiente familiar futebolístico".

Mourinho disse que recusou um convite para treinar a Seleção. Como se sente por ser a segunda escolha, atrás do homem que há pouco tempo estava à procura de emprego na Uber Eats?
"(Gargalhada) Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo. Na Federação, faz sentido haver uma lista de treinadores e escolher. Lembro-me que a Federação Portuguesa de Futebol me ligou e quis que viesse para ser campeão do mundo, e isso é um objetivo em que acredito muito. Estamos a trabalhar para ganhar a Taça que o povo português merece".

Se formos campeões do mundo, o mister vai ser o nosso espanhol favorito...
"(Risos) Faz parte do meu objetivo, também!".

Há quem o critique por não ter levado o Pote ao Europeu, depois de ter sido o melhor assistente do campeonato. Mas é uma crítica injusta, porque o melhor assistente deve ficar a assistir, a ver...
"Já passou, mais música... Eu prefiro explicar porque este ou aquele jogador foi convocado e não por que não foi. Temos das melhores formações do mundo, todos os anos há sangue novo, muita qualidade. Se fica fora é porque há outras escolhas. Pote não foi, mas não foi por falta de mérito".

É um dos selecionadores mais bem pagos do mundo. Acha que esse valor compensa o facto de andar sempre a viajar e a ver bom futebol?
"Não conheço o valor dos meus colegas. É uma honra e um orgulho ser selecionador de Portugal e nem daqui a 100 anos me vou esquecer do apoio dos portugueses no Euro'2024. Fica comigo para sempre".

A imigração tem sido um tema no nosso país. O mister acha que vai unir o país? É que, por um lado, é imigrante, e por outro tem a cabeça rapada...
"O futebol pode unir e reconciliar. Gostaria de ver os valores que temos nos balneários desportivos onde o respeito, resiliência, o apoio, ajudam a lutar conjuntamente pelos objetivos e precisamos desses valores na rua para ajudar a resolver".

Nas escolhas para melhor do mundo em 2023, o mister escolheu Messi em 3.º, Bernardo Silva em 2.º e Brozovic em 1.º. Pode dar-nos escolhas para outras áreas? Por exemplo na música... Em 3.º o Frank Sinatra, 2.º o Michael Bublé e em 1.º o Toy...
"(Risos) Para clarificar: no futebol, os prémios individuais são influentes no contexto da equipa em que estão. O Brozovic foi o farol do Inter nesse ano e na Croácia. Deixemos os cantores... E os melhores desejos para o Toy!".