O Barcelona anunciou este sábado que renovou a parceria com a Nike para a marca continuar a fornecer os equipamentos do clube, o que já acontece desde 1998. «O FC Barcelona e a Nike, duas marcas líderes na indústria do desporto, têm o prazer de anunciar um novo começo com um acordo de parceria plurianual, que entra em vigor esta época, e que traz um novo modelo de parceria estratégica de colaboração entre as duas organizações», pode ler-se no comunicado dos blaugrana.
Não foram revelados os números envolvidos neste vínculo, mas o Mundo Deportivo avança que o mesmo terá a duração de 14 anos e que contempla um bónus de renovação de 158 milhões de euros, que será pago pela Nike ao longo desse período. Ou seja, até 2038, o Barcelona receberá 11,28 milhões de euros por época desse bónus.
A mesma fonte avança que com todos os bónus e os valores fixados no contrato, tal vai render, em média, uma receita anual ao Barcelona de 127 milhões de euros. Assim, o valor total do contrato ultrapassará os 1,7 mil milhões de euros.
Para além disso, este novo acordo apresenta melhorias para o clube, em relação ao contrato anterior entre as duas partes.
Em 2018, o Barcelona, então presidido por Josep Maria Batomeu assinou um contrato com a Nike com a duração de 10 anos – o novo vínculo agora acordado com Joan Laporta, atual presidente do clube, garantiu mais dinheiro por temporada aos culés.
Deste modo, de acordo com o Sport, até 2028, o Barcelona vai receber mais 45 milhões de euros por temporada em relação ao contrato anterior.