Em 2017, Marta saiu da Suécia com um objetivo claro ao passar a representar Orlando Pride: elevar a qualidade da franquia e conquistar o título na NWSL. Oito anos volvidos, eis o sonho cumprido da lenda brasileira.
Na madrugada deste sábado, na final do campeonato norte-americano, Orlando Pride venceu Washington Spirit por 1-0 e ergueu o primeiro troféu na história do emblema.
Esperava-se uma final escaldante - e assim foi. Afinal, Pride, que sempre foi vista como uma franquia de menor valia e chegou à primeira final da NWSL - tal como a própria Marta, no seu último ano de contrato com a equipa. Do outro lado, Spirit conta com um treinador [Jonatan Giráldez] que venceu tudo na Europa ao serviço do FC Barcelona e Trinity Rodman, uma das grandes caras da seleção norte-americana e vista como presente e futuro da modalidade.
Foi preciso pouco mais de meia hora para a euforia explodir no CPKC Stadium. Barbra Banda concretizou aquele que viria a ser o golo histórico da vitória. Partindo da ala direita para se afastar da marcação de Esme Morgan, a avançado de Orlando finalizou com o pé esquerdo e Aubrey Kingsbury não teve hipótese de defesa.
A tensão permaneceu no decorrer de um encontro muito aguerrido entre ambas as formações. Washington quase conseguiu o empate ainda antes do intervalo, mas Ashley Hatch cabeceou à trave.
Trinity Rodman, com o passar dos minutos, mostrou o porquê de ser uma das caras do presente e futuro do futebol norte-americano, causando vários problemas na área adversária, mas não chegou para somar o segundo título da franquia - depois do alcançado em 2021.
Assim, história feita. Marta e Orlando Pride ergueram o primeiro título da NWSL, no último ano de contrato da lenda do futebol feminino. Será o mais belo fechar de capítulo ou existirá espaço para mais história?