A derrota diante Famalicão, o empate na casa do Moreirense e o nevoeiro típico do Nacional da Madeira deixam o Benfica, à entrada para a décima jornada (apenas a nona das águias, a oito pontos da liderança da Liga Betclic, no terceiro lugar. Atrás do Sporting e do FC Porto, é desde o primeiro jogo que as águias correm atrás do prejuízo e esperam por deslizes dos rivais para se aproximar da liderança.

Numa situação mais delicada, o Farense ocupa o último lugar da Liga Betclic com apenas quatro pontos conquistados em nove jogos. Depois de dois resultados positivos na competição, a derrota diante do Braga voltou a trazer um sabor amargo à boca dos Leões de Faro que, apesar de regressarem a casa, vão voltar a jogar fora, no Estádio do Algarve. Com um ambiente menos caseiro, mas maior receita de bilheteira, o Farense x Benfica joga-se este sábado, dia 2 de novembro, a partir das 18:00.

3 odds para apostar no Farense x Benfica na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Farense x Benfica

Capacidade de fazer uso da bola: O Farense terá muito menos bola que o Benfica no jogo, o que obriga a uma valorização ainda maior do período em que os Leões de Faro a tiverem na sua posse. Mesmo com um jogo mais direto e menos adornado, a objetividade, verticalidade e capacidade para criar perigo em poucos passes poderão aproximar um Farense sem grandes recursos criativos dos golos que, mesmo contra clubes de dimensão superior, são necessários para vencer jogos.

Posicionamento de Kerem Akturkoglu: O extremo turco é o reforço da temporada para o Benfica. Tem um perfil menos desequilibrador em espaços curtos que os demais do plantel (embora tenha esta capacidade), mas tornou-se muito importante no Benfica pela forma como é objetivo nas suas ações e procura constantemente a baliza adversária. Nos últimos jogos tem partido várias vezes de posições mais interiores e, portanto, próximas da baliza adversária, o que beneficia a capacidade goleadora do novo menino bonito da Luz.

Adaptação estratégica: Tanto Bruno Lage como Tozé Marreco são treinadores capazes de ajustar desenhos e de criar nuances de jogo para jogo mediante características a explorar nos adversários e características dos adversários a limitar. O Benfica é, neste momento uma equipa com dois sistemas claros pensando no momento ofensivo (com o posicionamento de Álvaro Carreras a ser fundamental) e com Tozé Marreco o Farense tem procurado preencher mais a linha defensiva, juntando um terceiro central às contas e colocando duas referências com mais mobilidade na frente. A maneira como os treinadores tentarão explorar o adversário determinará o decorrer do jogo.

3 registos que a história nos dá

  1. Nos últimos três jogos entre os clubes, o Benfica só por uma vez venceu.
  2. Neste século, Farense e Benfica empataram tantos jogos no Algarve (2) como os vencidos pelas águias.
  3. Das seis vitórias do Farense em duelos diante do Benfica, cinco foram na própria casa.

3 jogadores a ter em conta no Farense x Benfica

Mehdi Merghem: Recuperou de lesão e já somou uns minutos em campo no último jogo. Não deverá ser titular, mas saltando do banco tem capacidade para mudar o jogo. Joga à direita, a pé trocado e tem no jogo o sangue norte-africano das suas raízes e a habitual ginga nos pés capaz de transformar vias sem sentido em autoestradas. Consegue criar situações de golo em praticamente todos os jogos.

Álvaro Carreras: É, neste momento, um dos mais regulares jogadores do Benfica, independentemente da função. Pode funcionar como um lateral capaz de ficar mais baixo na saída de bola, mas também como um jogador de corredor, projetando-se e atacando a linha. Tem recursos técnicos para superar situações de aperto, capacidade para jogar em espaços curtos e tem evoluído no passe.

Vangelis Pavlidis: Diante do Santa Clara foram dois gritos de revolta além de uma assistência com requinte técnico. O grego é fundamental na ligação do Benfica, baixando em apoio e dando alguma pausa à vertigem constante procurada pelas águias, mas precisa de golos para ser feliz. A descrença das últimas semanas, pode agora ser substituída por uma alma revigorada depois de dois festejos em poucos minutos.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Farense: Ricardo Velho; Pastor, Lucas Áfrico, Artur Jorge, Raúl Silva, Derick Poloni; Cláudio Falcão, Ângelo Neto, Miguel Menino; Elves Baldé, Dario Poveda.

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras; Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, Kerem Akturkoglu; Ángel Di María, Jan-Niklas Beste, Vangelis Pavlidis.

Arbitragem:

  • Árbitro: Cláudio Pereira
  • Assistentes: Tiago Costa e Sérgio Jesus
  • 4.º árbitro: João Pinho
  • VAR: Gustavo Correia
  • AVAR: Inácio Pereira

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: