O falecimento de Daniel Guimarães, guarda-redes que entrou na mais recente história do Nacional da Madeira, marca as horas que antecedem o confronto entre os madeirenses e o Benfica. Com 37 anos, o guardião não resistiu a um problema oncológico que o fez ter de interromper a carreira em 2020/21, e deixou mais pobre a nação do emblema insular.

É com o intuito homenagear a memória de Daniel Guimarães, ligado ao clube entre 2017 e 2023 e melhor guarda-redes da Segunda Liga em 2019/20, que a oitava jornada será jogada na Madeira. O chavão não é novo, mas o futebol só é mesmo a coisa mais importante depois de todas as coisas verdadeiramente importantes da vida. E será o futebol que lembrará o guardião, domingo, dia 6 de outubro, a partir das 18:00. De outra maneira, não faria sentido.

3 odds para apostar no Nacional da Madeira x Benfica na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Nacional da Madeira x Benfica

Posicionamento de Matheus Dias: O médio brasileiro tem sido um dos melhores jogadores do Nacional da Madeira e o seu posicionamento determinará a abordagem estratégica de Tiago Margarido que já optou por fazer baixar o médio para funcionar como terceiro central, reforçando a amplitude da linha defensiva. Não é a posição que mais favorece as características do brasileiro, com boa capacidade de passe e organização, mas a escolha determinará a estratégia do técnico dos insulares.

Sociedade no corredor esquerdo do Benfica: Ao colocar os jogadores nas posições em que se sentem mais confortáveis, Bruno Lage conseguiu automaticamente melhorar o Benfica em dois pontos. Primeiro no nível individual, permitindo aos jogadores expressarem-se melhor em campo. Em segundo, permitindo a criação de sinergias. À esquerda, a dupla turca suportada por Álvaro Carreras tem dado garantias. Kerem Akturkoglu é um extremo com muito sentido de baliza e que é permanentemente suportado pelo lateral, variando os posicionamentos por dentro e por fora. Procurando ver sempre o jogo de frente, mais baixo na saída de bola ou mais perto da área para acrescentar no último passe ou no remate, Orkun Kokçu está enquadrado.

Duelo entre Nigel Thomas e Alexander Bah: Diante do Atlético Madrid, jogo mágico na jornada europeia do Benfica, o lado direito foi protegido por Bruno Lage que colocou o Benfica num 5-3-2 com Fredrik Aursnes a apoiar o lateral dinamarquês e Ángel Di María mais protegido na frente. Contra o Nacional da Madeira, o técnico do Benfica não deverá tomar tantas precauções no ponto de vista defensivo e o duelo entre Bah e Nigel Thomas, um extremo muito vertical e capaz de atacar o espaço, partindo de fora para dentro, vai marcar o encontro.

3 registos que a história nos dá

  1. Há mais de três anos que o Nacional da Madeira e o Benfica não se defrontam em qualquer competição.
  2. Foi com Bruno Lage no comando (embora no Estádio da Luz) que o Benfica derrotou o Nacional da Madeira por 10-0 em 2019.
  3. As únicas quatro vitórias (em 48 jogos) do Nacional da Madeira diante do Benfica foram em solo insular.

3 jogadores a ter em conta no Nacional da Madeira x Benfica

Lucas França: Será um jogo, pelo peso que terá, especial para Lucas França que sucedeu a Daniel Guimarães na baliza do clube insular e agora titular indiscutível nas redes do clube. Depois do primeiro clean sheet da temporada, num jogo em que os guarda-redes foram importantes para o 0-0, Lucas França voltará a ser uma das esperanças do Nacional da Madeira para voltar a somar pontos.

Tomás Araújo: Depois de uns jogos como lateral direito, Tomás Araújo regressou ao centro da defesa diante do Atlético Madrid. Além da calma a construir e das soluções no passe que mais nenhum defesa do Benfica oferece, o defesa central deu mostras – mais uma vez – das melhorias no registo defensivo. Está cada vez seguro nos duelos e no posicionamento da linha defensiva.

Fredrik Aursnes: Com Bruno Lage, o norueguês regressou ao meio num papel de terceiro médio a compensar Ángel Di María. É diferente de Orkun Kokçu, funcionando como um médio com mais influência na equipa pelos movimentos sem bola, aparecendo no corredor direito para dar liberdade ao argentino para partir de fora para dentro. Sem bola, define timings e gatilhos da pressão e ocupa bem o espaço, podendo mesmo recuar no terreno para o Benfica ganhar conforto defensivo.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Nacional da Madeira: Lucas França; Garcia, Léo Santos, Zé Vítor, José Gomes; Matheus Dias, Luís Esteves, Djibril Soumaré; Arvin Appiah, Nigel Thomas, Adrián Butzke.

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino Luís, Orkun Kokçu, Fredrik Aursnes; Ángel Di María, Kerem Akturkoglu, Vangelis Pavlidis.

Arbitragem:

  • Árbitro: Gustavo Correia
  • Assistentes: Inácio Pereira e Fábio Silva
  • 4.º árbitro: Márcio Torres
  • VAR: Hélder Malheiro
  • AVAR: Gonçalo Freire

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: