O foco no Sporting volta a ser o campeonato onde os leões continuam sem perder, sem empatar e sem sofrer por aí além para vencer. O PSV trouxe desafios novos aos leões, mas internamente continua sem haver nenhum clube com a consistência, regularidade e tão completo quanto o Sporting. Especialmente em Alvalade.

Perante o mais consolidado estará uma das equipas que mais cresceu recentemente. Há muito mérito em João Pereira que, sem ter um dos mais capacitados plantéis em Portugal, tem conseguido desenvolver jogadores, e do Casa Pia que tem mantido a confiança no jovem técnico. Importa não esquecer que foi nos gansos que Rúben Amorim começou, num reencontro sempre especial. Sábado, dia 5 de outubro, Sporting e Casa Pia medem forças em Alvalade a partir das 20:30.

3 odds para apostar no Sporting x Casa Pia na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Sporting x Casa Pia

Construção da linha defensiva: O Sporting está a ser fastigado por lesões nesta fase da temporada. Se a ausência de Pedro Gonçalves é a mais relevante, pensando no modelo de jogo e na inexistência de um suplente, é atrás que Rúben Amorim terá de arranjar soluções mais criativas. De uma rajada o Sporting ficou sem Matheus Reis e Ousmane Diomande, com Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma em dúvida e Jeremiah St. Juste numa fase de fim da recuperação. Iván Fresneda e Ricardo Esgaio, ambos por fora, e Zeno Debast como opção para os três lugares (e com o trauma de central do meio na Supertaça) são os nomes para um dos setores que até concentra mais opções, mas totalmente desfalcado. Taticamente, a presença dos laterais mais recuados pode oferecer soluções em termos de projeção, mas a segurança defensiva será testada.

Presença física na frente: O Casa Pia encontrou em referências mais físicas na frente a solução para o dilema do ataque. Max Svensson, quer como referência mais central, quer a partir de posições exteriores, oferece maior explosão e capacidade nos duelos e Cassiano, pela facilidade com que ataca a profundidade, são opções para o Casa Pia conseguir ameaçar num jogo mais direto. Pelas limitações do Sporting – devido às lesões – e com os leões a defender de forma individual, o Casa Pia pode ganhar vantagem com esta aposta.

Sistemas espelhados: Tanto o Sporting como o Casa Pia partem de um 3-4-3 que permite espelhar os sistemas, pelo menos tomando os posicionamentos como ponto de partida. Ter nuances posicionais com os jogadores a procurarem receber em posições diferentes (médios a lateralizar, avançados a baixar em apoio, alas por dentro) permitirá desfazer um pouco este xadrez de encaixe e pode dar soluções numa saída que, naturalmente, terá desafios diferentes para as duas equipas. Até porque o Casa Pia não irá pressionar tão alto quanto o Sporting.

3 registos que a história nos dá

  1. Com Rúben Amorim no comando técnico o Sporting venceu sempre o Casa Pia (cinco jogos).
  2. A última vez que o Casa Pia tirou pontos ao Sporting foi em 1933 (empate por 1-1 em Pina Manique)
  3. Na última temporada o Sporting atropelou o Casa Pia em Alvalade por uns nada comuns 8-0. Marcaram Sebastián Coates (bis), Viktor Gyokeres (bis), Pedro Gonçalves, Francisco Trincão (bis) e Geny Catamo.

3 jogadores a ter em conta no Sporting x Casa Pia

Daniel Bragança: A qualidade de Morten Hjulmand e Hidemasa Morita é evidente e impossível de ignorar, mas Daniel Bragança está a fazer para ter ainda mais preponderância no Sporting. A rotação permitirá ter três médios com minutos repartidos, mas o estatuto do português ainda é inferior – e não por culpa própria. Evoluiu nos movimentos e posicionamentos sem bola, ganhou chegada à área e capacidade para finalizar e, mais importante, fê-lo sem perder a dimensão mais técnica na receção e no passe e a ousadia com que faz o Sporting jogar.

Geovany Quenda: Depois da experiência, sem minutos, na seleção A, desceu novamente aos sub-21. Será uma questão de tempo até se firmar entre os grandes. Foi, dos titulares, o mais esclarecido em Eindhoven, partindo sem medo para cima dos adversários e ganhando inúmeros 1X1. Tem na maturidade do seu jogo, conseguindo antecipar cenários, a maior diferenciação para um jogador que, convém não esquecer, tem apenas 17 anos. Define como os melhores.

Ruben Kluivert: Não foi formado no PSV, mas o neerlandês com apelido pesado e contratado sem expectativas é o segundo representante dos Países Baixos nesta antevisão. Se os campeões neerlandeses provocaram calafrios ao Sporting, o defesa ex-Dordrecht e que se quer impor no eixo central dos gansos, quer causar dificuldades aos leões. O defesa central impôs-se diante do Vitória SC e, às soluções defensivas (baterá de frente com Viktor Gyokeres), tem qualidade de passe na saída de bola. Os pés têm genes de sucesso.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Sporting: Franco Israel; Geovany Quenda, Iván Fresneda, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Geny Catamo; Morten Hjulmand, Daniel Bragança; Francisco Trincão, Maxi Araújo, Viktor Gyokeres.

Casa Pia: Patrick Sequeira; André Geraldes, João Goulart, Ruben Kluivert, Nermin Zolotic, Leonardo Lelo; Beni Mukendi, Andrian Kraev; Nuno Moreira, Max Svensson, Cassiano.

Arbitragem:

  • Árbitro: Miguel Nogueira
  • Assistentes: Paulo Brás e André Dias
  • 4.º árbitro: José Rodrigues
  • VAR: Cláudio Pereira
  • AVAR: Hugo Santos

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: