Toto Wolff expôs os erros estratégicos que custaram caro a Lewis Hamilton no Grande Prémio de Singapura de 2024, enquanto o sete vezes campeão do mundo deslizava da terceira posição na grelha para um desapontante sexto lugar. Apesar de ter conseguido uma melhor qualificação do que o colega de equipa George Russell, o domingo de Hamilton rapidamente se desmoronou no Circuito Marina Bay devido a uma série de decisões questionáveis da Mercedes.

Hamilton começou a corrida com pneus macios—uma escolha rara destinada a garantir posição na pista desde o início. A Mercedes esperava que ele conseguisse ultrapassar o Red Bull de Max Verstappen no arranque, ecoando a estratégia agressiva de Charles Leclerc de 2023. No entanto, Hamilton não conseguiu ganhar qualquer vantagem na largada e rapidamente ficou para trás dos dois primeiros.

Uma vez que os seus pneus macios começaram a degradar, Hamilton foi forçado a fazer uma paragem antecipada na volta 18, trocando para pneus duros, enquanto Russell e Oscar Piastri da McLaren esperaram significativamente mais, conservando os seus pneus e posição na pista. A paragem antecipada deixou Hamilton à mercê dos seus concorrentes, incapaz de se defender contra Piastri, que com pneus mais frescos o ultrapassou facilmente na volta 40, e Leclerc, que passou por ele na volta 52.

“Esta foi uma noite dolorosa para nós,” admitiu Wolff, refletindo sobre as más decisões da equipa. “Começar em terceiro e quarto e terminar em quarto e sexto não é bom o suficiente. Fizemos escolhas estratégicas com base em corridas passadas aqui, onde a posição na pista é crucial, mas desta vez não resultou.”

Wolff explicou ainda o raciocínio por trás do início de Hamilton com pneus macios, destacando a aposta que acabou por correr mal. “Pensávamos que o pneu macio daria uma vantagem a Lewis no início, mas acabou por ser a escolha errada. Tivemos dificuldades em gerir o desgaste dos pneus traseiros e acabámos por recuar. Em retrospectiva, deveríamos tê-lo colocado com pneus médios.”

A decisão de Hamilton de começar com pneus macios destacou-se numa grelha dominada por pilotos que iniciaram com pneus médios. Embora o composto mais macio oferecesse melhor aderência na largada, mostrou-se demasiado frágil para a longa distância, forçando uma troca antecipada para pneus duros que deixou Hamilton exposto a ultrapassagens dos seus rivais.

A degradação foi muito menos severa nos pneus médios do que o antecipado, tornando-os a escolha ideal nas quentes e húmidas condições de Singapura. A jogada de Hamilton com o pit stop antecipado não só falhou em dar resultado, como também o preparou para um final doloroso, à medida que concorrentes com pneus mais frescos o foram ultrapassando um a um.

Apesar de Russell ter terminado mais próximo de Leclerc do que Hamilton de Piastri, Wolff insistiu que o resultado destacou problemas mais profundos com o carro da Mercedes. “Estivemos demasiado lentos hoje. Estamos a ter dificuldades em pistas que são quentes e exigentes em termos de tração, como aqui e em Baku. Isso não é uma desculpa; é algo que precisamos de resolver.”

Com o Grande Prémio dos Estados Unidos a seguir no calendário, Wolff revelou que a equipa tem atualizações planeadas, esperando que tragam o impulso de desempenho tão necessário. No entanto, a Mercedes enfrenta uma batalha difícil em ambos os campeonatos. Estão agora a 112 pontos atrás da Ferrari na classificação de Construtores, e Hamilton está a 16 pontos de Carlos Sainz na luta pelo sexto lugar no Campeonato de Pilotos.

À medida que a temporada se aproxima da sua fase final, a Mercedes precisa encontrar respostas rapidamente se quiser salvar algum orgulho—e pontos—de uma campanha frustrante de 2024.

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