Foi perante o olhar atento de Wayne Gretzky, o maior nome da história do hóquei no gelo, que o russo Alexander Ovechkin se tornou no último fim de semana o melhor marcador de sempre da NHL na Capital One Arena, em Washington DC, lotada com mais de 20 mil fãs que não quiseram perder o momento.

Durante o jogo Islanders-Capitals, Ovechkin marcou o golo 895 da sua carreira, ultrapassando finalmente a marca (894) de Gretzky, alcançada há 31 anos.

«Disse a Ovi que se marcasse três golos e pudesse ultrapassar-me viria assistir», revelou o canadiano de ascendência polaca. «Um bom jogador sabe onde está o disco, um grande jogador sabe onde vai estar e antecipa-se», elogiou Gretzky.

Por ironia do destino, o russo que usa o número 8 em homenagem à mãe, antiga jogadora de basquetebol que usava o mesmo, marcou os 895 golos em 1.487 partidas, exatamente as mesmas que Gretzky precisou para os 894. «Sem Gretzky, eu não estaria aqui. O trabalho e a energia que necessitava deu-me a possibilidade bater o recorde de uma lenda», elogiou o moscovita.

Ovechkin é o único jogador da história com 14 temporadas marcadas por 40 ou mais golos e o segundo a alcançar esse feito com 39 anos - o recorde é de Gordie Howe, em 1969, 44 golos. 

Em 2018 venceu a Stanley Cup com os Capitals, uma equipa sem grande tradição no hóquei e na cidade que não celebrava um título desde 1991 (Redskins da NFL).