Noite de todas as decisões no grupo 4 da Liga das Nações B - e com surpresas à mistura. A seleção do País de Gales carimbou o apuramento para a Liga das Nações A, esta terça-feira, após vencer, de forma expressiva, a Islândia (4-1). A Turquia - primeira classificada do grupo até à ultima jornada - escorregou (3-1) no reduto do Montenegro e terá de disputar o play-off de promoção.
A tarefa dos galeses revelava-se complicada mesmo antes do apito inicial - a seleção turca precisava apenas de um empate para garantir o apuramento direto e tinha pela frente um Montenegro com zero pontos amealhados em cinco jornadas. Passados oito minutos do inaugurar da partida, a missão tornou-se hercúlea: Gudjohnsen colocou os islandeses na frente do marcador.
Apesar do contratempo, os dragões puxaram dos galões e retomaram a igualdade aos 32 minutos, por intermédio de Liam Cullen. Ainda antes da ida para os balneários, surgiu a reviravolta no resultado: um bis de Cullen colocou a turma da casa na liderança do duelo.
Já no segundo tempo, a insistência ofensiva da seleção do País de Gales tornou a dar frutos e, até ao final, conseguiram balançar as redes contrárias por duas ocasiões. Brennan Johnson (65') dilatou a vantagem caseira e Harry Wilson (79') fechou as contas, em noite de festejos para os galeses.
O adiar de um sonho
Na outra partida da jornada, a seleção turca contou com os encarnados Aktürkoğlu e Kökçü no onze titular, mas foram os montenegrinos que se colocaram na frente do marcador. Nikola Krstovic - que realizou uma inspirada exibição - inseriu o nome na lista de marcadores aos 29 minutos.
Yildiz (37') colocou as contas do duelo na estaca zero, mas um endiabrado Krstovic relançou a liderança dos falcões bravos perto da ida para os balneários. Apesar da insistência - e do domínio - turco durante o segundo tempo, foi o jovem avançado do Lecce a estabelecer o 3-1 final na partida e a rubricar um hat-trick para a sua conta pessoal.
Com este desaire, o sonho da Turquia em atingir o principal patamar da Liga das Nações (liga A) foi, assim, adiado, uma vez que a seleção da estrela crescente terá de disputar o play-off de promoção, visto que terminou a prestação na prova no segundo posto do grupo 4. Irá defrontar, em março, um dos terceiros classificados da Liga A.