Um ano depois da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter aberto concurso público para o projeto de renovação do Estádio Nacional do Jamor, eis que este foi apresentado, esta segunda-feira, na Ordem dos Arquitetos.
Manuel Aires Mateus é o líder do consórcio vencedor e será o coordenador de um projeto que tem como principais inovações a construção de uma pala acima da tribuna presidencial e de um parque de estacionamento subterrâneo:
«Este concurso é apenas o princípio de um diálogo. Começámos por entender a demografia do Estádio Nacional. A prioridade foi preservar o património e refuncionalizá-lo. Entre as novidades, destaca-se a construção de uma pala com inclinação variável, uma operação de limpeza na entrada para a tribuna e a criação de um parque de estacionamento subterrâneo», explicou.
Pedro Novo (presidente da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos), Isaltino Morais (presidente da Câmara Municipal de Oeiras), Fernando Gomes (presidente da FPF) e Pedro Dias (Secretário de Estado do Desporto) também discursaram. Este último, destacou que foi pedido um projeto que não ultrapassasse os 25 milhões de euros.