
Paulo Fonseca, técnico português que regressou no início do mês de fevereiro à Ligue 1, revelou em entrevista ao magazine da competição francesa que já nota melhorias no processo defensivo do Lyon e que os mais recentes resultados já permitiram igualar registos com 22 anos.
Em apenas três jogos, o emblema francês soma duas vitórias, frente ao Reims (4-0) e Montpellier (1-4). E, na sua estreia, esteve muito perto de levar um ponto de Marselha, mas acabou por sofreu um golo nos últimos minutos do jogo (3-2). Com 10 golos marcados, o técnico português já igualou o registo de Paul Le Guen, que em 2002/03 também marcou 10 golos nos três primeiros jogos. A vitória contra o Reims, por 4-0, corresponde ainda à maior vitória em casa numa competição oficial, desde setembro de 2022.
Desde a sua chegada, o técnico português tem focado o seu trabalho na melhoria tática e defensiva da equipa: «Já melhorámos muito defensivamente. O objetivo é que toda a equipa participe no processo de recuperação da bola. Ofensivamente, sempre tivemos talento, mas era preciso melhorar a saída sob pressão. Estamos a crescer jogo a jogo.»
«Uma das coisas que me fez vir para o Lyon foi ver a qualidade deste grupo de trabalho. Agora que já trabalho com eles, estou ainda mais otimista. Sabemos que temos um calendário difícil e que estamos atrasados na luta pelos primeiros lugares, mas acreditamos que podemos chegar às últimas jornadas com possibilidades de alcançar o top-4», salientou.
A estrutura do clube também impressionou o português, que acredita no projeto liderado por John Textor: «O clube é extremamente organizado e profissional. Está a ser criada uma estrutura forte para o futuro. Sabemos que a curto prazo estamos em desvantagem face a outros clubes, mas queremos competir ao mais alto nível. Na Liga Europa, o sorteio será um fator importante, mas temos qualidade e ambição para ir longe», concluiu.
O técnico português conta com passagens pelo Paços de Ferreira, FC Porto, SC Braga, Shakhtar Donetsk, Roma, Lille, e mais recentemente o Milan.
O Lyon recebe, este domingo, o líder da Ligue 1 a contar para a 23.ª jornada.