Hervé Poncharal, responsável pela equipa GASGAS Tech3, não esconde a admiração por Pedro Acosta e suas capacidades. Em declarações recentes, o francês teceu rasgados elogios ao jovem piloto espanhol, que se prepara para ingressar na equipa de fábrica KTM em 2025, onde acredita que irá ter tudo para lutar pelo título.

Em declarações ao podcast do MotoGP, o francês começou por referir que de momento Acosta está num ano de adaptação à categoria, e aprendizagem: ‘É verdade que este ano não está a lutar pelo título. Ele sabe disso, e dizemos-lhe para não se comportar como um candidato, que aprenda, aproveite e se prepare para o que aí vem’.

No entanto, acredita o responsável, a partir do próximo ano a situação pode ser drasticamente diferente: ‘Mas, para mim, a partir do próximo ano, ele estará lá. Não digo que vá ser o grande favorito, mas se houver cinco ou seis nomes que possam disputar o título, ele será um deles, já em 2025’.

A aposta de Poncharal em Acosta não se baseia apenas na sua velocidade, mas também numa série de outros fatores: ‘Quando digo que pode ser um candidato já no próximo ano, é porque não estou apenas impressionado com a sua velocidade, mas também com a forma como já gere os seus fins de semana, com a sua consistência, com a boa forma de partilhar as coisas com a sua equipa, com o seu excelente ‘feedback’ para ajudar a melhorar a moto, e também para encontrar os ajustes adequados’.

Estas declarações evidenciam a confiança de Poncharal no potencial de Acosta para se tornar um dos principais protagonistas do Mundial de MotoGP. A maturidade demonstrada pelo jovem piloto, aliada ao seu talento natural, fazem dele uma das promessas mais excitantes do motociclismo mundial.

Com a mudança para a KTM, Acosta terá à sua disposição uma moto de fábrica e um ambiente de trabalho ainda mais competitivo, o que deverá acelerar ainda mais a sua progressão. A expectativa é que o espanhol se torne um dos grandes nomes da categoria rainha nas próximas temporadas.