A festa da Taça vai levar o FC Porto a defrontar o Sintrense, este domingo, na Amadora. Em casa emprestada, é certo, mas a equipa de Sintra quer discutir o encontro com os azuis e brancos. Este sábado, Pedro D´Oliveira fez a antevisão da partida.

O treinador de 28 anos - falou com o zerozero esta semana - discutiu as probabilidades de sucesso para este encontro e afirmou que o Sintrense vai procurar olhar mais para si do que para o adversário. Na mente estará sempre uma palavra: desfrutar.

Pedro D'Oliveira em discurso direto

Espírito da equipa: «Foi mais fácil. Acredito que para eles foi mais fácil acordar e vir treinar, toda a gente quer jogar com o FC Porto. Todos esses 'problemas' que podemos ter durante a semana vemos com bons olhos. Vamos jogar com o FC Porto. A mensagem que temos tentado passar uns para os outros é de desfrutar. Essa ansiedade pode ser considerada como uma coisa boa, acho que é uma coisa muito boa. Quando somos pequeninos, queremos é jogar estes jogos.»

Probabilidades: «É qualitativo. Quantitativo não sei, qualitativo sabemos as nossas valências, o grupo que temos e o quanto queremos. Todos nós temos muitos porquês por detrás de nós quando nos levantamos da cama e quando estamos a jogar nestes campeonatos. Vamos tentar mostrar o nosso ADN, a nossa ideia e valores. Aquilo que tentamos transmitir dentro e fora, as coisas inegociáveis para nós, se transparecerem... A nossa missão é qualitativa. Se nos agarrássemos a percentagens acho que ia ser muito mais difícil olhar para aí. Olhamos para o FC Porto com o máximo de respeito e vamos tentar olhar muito para nós e ver o que acontece.»

Nível que a equipa pode apresentar: «Essa é a missão, é o mais difícil. Quando falo com eles, com a maior humildade possível, dizemos 'não sabemos se o que estamos a pensar está certo, se vai resultar ou não'. Acho que tem muito a ver com quando acabar percebermos se o que fizemos está certo, se está errado e tentar beber dos melhores. Vamos jogar com os melhores. Acontece muitas vezes na Taça de Portugal equipas que estão muito bem, fazem jogos muito bons e depois acabam por ser menos competentes nos jogos a seguir. Acontece também o contrário. Vamos tentar diminuir um bocadinho esse fator, não sabemos bem como, mas acredito que seja mantendo-nos iguais. Consistentes, com os pés no chão, a chegar à mesma hora ao treino, a darmos o máximo e a sairmos à mesma hora, com as mesmas rotinas. Se der para fazer mais, melhor ainda. Se sentir que eles dão mais que o FC Porto, a partir daí o espetro vai ser esse, vamos ter que dar igual nos jogos do campeonato.»

FC Porto: «O FC Porto vai jogar com o melhor onze. O melhor onze para o que é o contexto deles, o contexto de Taça e de estarem com uma densidade competitiva grande. Vêm de uma pausa de seleções, jogadores com menos minutos e outros com mais. Vêm para ganhar. O FC Porto tem uma tradição muito forte nesta competição, vai querer ganhar e vem numa sequência muito grande de vitórias. Vão querer continuar.»