O Penafiel conseguiu este sábado vencer na receção ao Felgueiras, por 2-1, ao consumar a reviravolta no marcador ao sétimo minuto da compensação, por Zé Leite, que dá aos rubronegros a liderança provisória da 2.ª Liga.

Em encontro oficial inédito entre as duas formações, a contar para a 11.ª jornada, os forasteiros, que, até então, não registavam nenhuma derrota nessa condição, marcaram por Pedro Rosas, aos 41 minutos, mas permitiram que os anfitriões levassem os três pontos, com os golos de Miguel Maga, aos 57', e Zé Leite, aos 90'+7.

Com este resultado, o Penafiel sobe à primeira posição, com 24 pontos, enquanto espera o desfecho da deslocação do Tondela a Santa Maria da Feira, marcada para hoje, ao passo que o Felgueiras é 10.º, com 12.

O maior fluxo atacante dos felgueirenses foi recompensado, quando, aos 41 minutos, o lateral esquerdo Pedro Rosas subiu para o interior da área contrária e aproveitou o cruzamento tenso de Landinho para inaugurar o marcador com um forte remate.

Ainda antes do intervalo, dois minutos depois, face a alguma instabilidade dos penafidelenses pelo golo sofrido, os forasteiros tiveram uma nova oportunidade soberana para marcar, por Carlos Eduardo, mas este acabou por disparar de forma desenquadrada, apesar de estar em boa posição.

No segundo tempo, o Penafiel, à imagem do que havia feito na última jornada, no terreno do Marítimo (vitória, por 2-1), reagiu de forma veemente à desvantagem e foi mais contundente na forma como assumia a posse de bola e as aproximações à baliza contrária.

Aos 57 minutos, Miguel Maga materializou essa toada no golo da igualdade, a partir de uma excelente jogada de entendimento coletivo, em que Diogo Batista faz um passe a 'rasgar' para a desmarcação do extremo, que, apenas com o guardião Bruno Pinto pela frente, não perdoou e fez agitar as redes.

A partir daí, as duas equipas 'encaixaram-se' a meio-campo, com poucas oportunidades restantes - a melhor até pertencia ao Felgueiras, através de Théo Fonseca, isolado diante de Manuel Baldé, aos 89, a quem permitiu uma grande intervenção.

Quando o empate parecia assente, já no sétimo minuto da compensação, os anfitriões conseguiram chegar ao triunfo pelo 'inevitável' Zé Leite, que leva já seis golos na atual edição da 2.ª Liga, na sequência de uma bola bombeada a meio-campo, que, após diversos desvios pelo ar das duas partes, acabou nos seus pés para estabelecer o 2-1 final.

A ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel-Felgueiras, 2-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Pedro Rosas, 41 minutos.

1-1, Miguel Maga, 57'.

2-1, Zé Leite, 90'+7.

Equipas:

- Penafiel: Manuel Baldé, Miguel Maga, João Miguel, Gustavo Fernandes (Sodiq Fatai, 46'), Rúben Pereira, João Silva (Bruno Pereira, 88'), Diogo Batista, Reko (Hélder Suker, 76'), Robinho (Pedro Vieira, 88'), Zé Leite (Diogo Brito, 90'+9) e André Silva.

(Suplentes: Filipe Ferreira, Miguel Oliveira, Gonçalo Negrão, Diogo Brito, Bruno Pereira, João Leal, Sodiq Fatai, Pedro Vieira e Hélder Suker).

Treinador: Hélder Cristóvão.

- Felgueiras: Bruno Pinto, Mike Moura, Pedro Rosas, Rui Rampa (Julián Bonilla, 65'), Edwin Banguera, Gabi Pereira (Rodrigo Valente, 80'), Vasco Moreira, Landinho (António Eirô, 65'), João Santos, Carlos Eduardo (Théo Fonseca, 76') e Léo Teixeira (Aílson Tavares, 65').

(Suplentes: Cristiano Figueiredo, António Eirô, Julián Bonilla, Aílson Tavares, Rodrigo Valente, Théo Fonseca, Feliz Vaz, Bruninho e John Arthur).

Treinador: Agostinho Bento.

Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Léo Teixeira (14'), Diogo Batista (20'), Robinho (33'), Edwin Banguera (66'), Vasco Moreira (73'), Rúben Pereira (82') e Aílson Tavares (90'+5).

Assistência: Cerca de 1.500 espectadores.