A World Surf League oficializou, esta quinta-feira, o calendário do circuito mundial de 2025, com as grandes novidades a serem a mudança do palco da finalíssima, que passará a ser em Fiji, ao invés de Trestles, a estreia da piscina de ondas artificiais de Abu Dhabi e o regresso das etapas de Snapper Rocks, na Austrália, e Jeffreys Bay, na África do Sul.

Muitas destas mudanças já eram conhecidas, embora faltasse a oficialização. Dessa forma, o circuito vai passar de 10 etapas a 12, naquele que será um máximo na história recente do World Tour. A única saída em relação à temporada anterior é a etapa de Sunset Beach, no Havai.

Assim, Peniche continuará a receber a terceira paragem do circuito, sendo que no próximo ano os melhores surfistas do Mundo irão competir no nosso país de 15 a 25 de março. Logo depois da etapa de Abu Dhabi. O circuito abre novamente em Pipeline, no Havai, e fecha em setembro com a finalíssima de Fiji, onde apenas os cinco melhores surfistas do ranking disputam os títulos mundiais.

Outra das grandes mudanças é o facto do corte do meio da temporada, em que somente os 22 melhores surfistas masculinos do ranking e as 10 melhores surfistas femininas do ranking, continuam para a reta final da temporada, acontecer após a sétima etapa, que será em Margaret River, na Austrália.

O havaiano John John Florence e a norte-americana Caitlin Simmers vão iniciar a temporada de 2025 como campeões mundiais em título. No circuito masculino já é certo que Portugal não vai ter qualquer representante, enquanto do lado feminino Yolanda Hopkins ainda luta pela qualificação, através do circuito Challenger Series, onde só um grande resultado no evento final, em Saquarema, no Brasil, a pode colocar na elite mundial feminina do próximo ano.

Calendário do World Tour 2025

Stop No. 1 - Banzai Pipeline, Hawaii, USA: January 27 - February 8
Stop No. 2 - Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, UAE: February 14 – 16
Stop No. 3 - Peniche, Portugal: March 15 – 25
Stop No. 4 - Punta Roca, El Salvador: April 2 – 12
Stop No. 5 - Bells Beach, Victoria, Australia: April 18 – 28
Stop No. 6 - Snapper Rocks, Queensland, Australia: May 3 – 13
Stop No. 7 - Margaret River, Western Australia, Australia: May 17 - 27*
Stop No. 8 - Lower Trestles, San Clemente, Calif., USA: June 9 – 17
Stop No. 9 - Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil: June 21 – 29
Stop No. 10 - Jeffreys Bay, South Africa: July 11 – 20
Stop No. 11 - Teahupo'o, Tahiti, French Polynesia: August 7 - 16**
Stop No. 12 - WSL Finals - Cloudbreak, Fiji: August 27 - September 4

*Corte de meio da temporada
**Qualificação para a final 5