O Pierer Mobility Group atravessa uma fase desafiadora ao nível financeiro, e tem vindo a adaptar-se e reestruturar-se. E isso passa pelo envolvimento no motociclismo de competição. Embora não vá reduzir a sua presença, irá reposicionar as marcas KTM, GasGas e Husqvarna para as alinhar com os respetivos valores e público-alvo.

Hubert Trunkenpolz, membro da direção do grupo, explicou ao site SPEEDWEEK.com: ‘«KTM – Ready To Race» como núcleo da marca. Irá voltar às raízes. Curto e direto, é isso que a KTM irá representar. É por isso que as atividades no desporto motorizado irão mudar cada vez mais para a marca KTM. É por isso que vamos sair do MotoGP com a GasGas e competir com quatro KTM’.

Sobre a GasGas e a Husqvarna, o austríaco referiu: ‘É suposto a GasGas apelar aos jovens, e é também a marca que é suposto ser mais acessível do que a KTM e a Husqvarna. No que toca aos jovens, eles irão ver a marca GasGas nos desportos – como no Moto3. A Husqvarna irá estar representada com destaque em todos os desportos off-road’.

Sem quaisquer rodeios, Trunkenpolz assumiu um exagero na gestão da exposição das três marcas, embora saliente que os objetivos foram alcançados: ‘Nós exagerámos na exploração da estratégia da plataforma. Dissemos na altura que tínhamos certas plataformas de motor e chassis e acreditávamos que se a indústria automóvel se saiu tão bem, o podíamos fazer também. Basicamente, isso não estava errado, mas exagerámos. As marcas aproximaram-se automaticamente umas das outras em termos de produtos por causa das muitas peças idênticas. Há um motivo simples pelo qual fizemos o MotoGP com a GasGas: a GasGas era desconhecida como marca na indústria do motociclismo. Se queres tornar uma marca conhecida, se tiver só a ver com consciência de marca, então tenho de ver que desportos motorizados há que forneçam a maior consciência de marca. No offroad é o supercross e o MXGP, e nas pistas de asfalto é o MotoGP, de longe. Foi uma consideração puramente comercial. […]. Isso funcionou perfeitamente, porque todos os conhecem agora. Da América à Europa, todos vêem o que a GasGas é, que é uma marca de motociclos. Isto significa que concretizámos a nossa missão’.

Um erro maior, segundo o diretor do Pierer Mobility Group, foi com a Husqvarna: ‘Temos muitos pedidos das equipas e queríamos dizer que podemos fornecer material. Sucumbimos à tentação de dar um passo com a Husqvarna que, em retrospetiva, provou não ser ideal, nomeadamente entrar nas competições de velocidade. Estamos agora a corrigir estas coisas. Na vida, podes tornar-te mais inteligente’.