Liga dos Campeões, 1.ª mão do play-off: terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, 20h00

A ANTEVISÃO: LEÕES QUEREM BENEFICIAR DE FATOR CASA PARA EMBALAR POSSÍVEL APURAMENTO

Depois de uma primeira fase da Liga dos Campeões autenticamente alucinante, com o Sporting a conseguir a classificação para o play-off apenas na última jornada, o sorteio determinou que o próximo adversário dos leões na competição europeia seria o Borussia Dortmund, um dos gigantes do futebol alemão que se encontra algo fragilizado na temporada em curso.

As duas equipas, que enfrentam realidades distintas nas prestações das suas competições nacionais, confrontam-se nesta fase da prova, numa partida que será de alta intensidade, dado que o objetivo comum a cada um dos emblemas é a de assegurar (ou dar um bom passo) para a continuidade da prova milionária.

Os leões têm sido reféns de um ciclo intenso de partidas e o cansaço poderá ser o grande obstáculo da turma de Rui Borges perante os alemães, juntando à clara qualidade do coletivo do Borussia Dortmund. Porém, o Clube de Alvalade encontra-se focado em abater todas as dificuldades ‘pré-colocadas’ para voltar a triunfar em duelos da Liga dos Campeões. De recordar que a última vitória do Sporting para a competição foi aquando da receção ao Manchester City, a 5 de novembro de 2024.

Assim, o Estádio José Alvalade será palco de mais uma partida que promete adoçar os adeptos. O embate será arbitrado por Espen Eskas, da Noruega.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Sporting e Borussia Dortmund já mediram forças por quatro ocasiões, com três vitórias para os alemães e apenas uma dos leões.
  2. A primeira (e única) vez que os verdes e brancos triunfaram diante do ‘Die Borussen’ foi a 24 de novembro de 2021, na fase de grupos da Liga dos Campeões.
  3. Pedro Porro foi o último futebolista do Clube de Alvalade a abanar as redes do Borussia Dortmund.
  4. Donyell Malen foi o homem do lado alemão que conseguiu ultrapassar Antonio Adán.
  5. Pedro Gonçalves é o melhor marcador de sempre do Sporting em duelos frente do Borussia Dortmund (dois golos em 88 minutos).
  6. Para além de Pedro Porro e Pedro Gonçalves, o outro jogador que marcou diante dos alemães foi Bruno César, em 2016/17.
  7. O Sporting chega a este embate da Liga dos Campeões depois de uma fase inicial onde contabilizou três triunfos, dois empates e três derrotas.
  8. Já os pupilos de Niko Kovac somaram cinco vitórias e três derrotas no primeiro capítulo da competição internacional.
  9. Nas ligas nacionais, Sporting e Dortmund encontram-se em primeiro e em 11.º lugar, respetivamente.
  10. A partida da segunda mão será disputada a 19 de fevereiro, no Signal Iduna Park.

JOGADORES A TER EM CONTA

Geovany Quenda – O diamante de Rui Borges foi um dos destaques do empate a uma bola no Estádio do Dragão, alcançado na passada sexta-feira. O internacional português de 17 anos protagonizou uma exibição ‘açucarada’ e foi o obreiro do golo inaugural do Clássico, apontado por Iván Fresneda. Debaixo dos holofotes dos tubarões europeus, o camisola 57 quererá apontar mais uma boa performance e ajudar o Sporting para alcançar os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Serhou Guirassy Embora a temporada do Borussia Dortmund esteja a ser abaixo das expetativas, o avançado guineense tem estado em bom plano em duelos da turma alemã, onde contabiliza, até ao momento, 18 golos e três assistências em 27 jogos. Será assim um alerta para a defesa verde e branca.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting: Rui Silva, Fresneda, Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Debast, João Simões, Daniel Bragança, Francisco Trincão, Geovany Quenda e Conrad Harder.

Treinador: Rui Borges

«Estamos a falar de uma grande equipa. Há mudança de treinador e de ideia de jogo. É uma equipa que tem muitos jogadores da época passada, que esteve na final da Champions. Vai haver mudança de chip com o treinador e estão agarrados a uma ideia nova. Temos de ser ambiciosos e corajosos».

Borussia Dortmund: Gregor Kobel, Julian Ryerson, Waldemar Anton, Emre Can, Daniel Svensson, Pascal Gross, Marcel Sabitzer, Karim Adeyemi, Julian Brandt, Jamie Gittens, Serhou Guirassy.

Treinador: Niko Kovac

«O Sporting é o número um em Portugal, um país do futebol, e isso é muito difícil de conseguir, porque o Benfica e o FC Porto são adversários muito fortes. Temos de ter atenção à sua qualidade técnica, mas estamos preparados. Vai ser um jogo difícil, mas é só a primeira parte da eliminatória. Queremos ter um bom resultado para poder avançar na prova».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 1-1 Borussia Dortmund