Os números amparam o trabalho de Vítor Bruno na função de treinador principal. Nas últimas dez temporadas, apenas em 201718 (ano de estreia de Sérgio Conceição) o FC Porto fez mais pontos nas primeiras oito jornadas do campeonato.

Nos 24 possíveis, este novo FC Porto totalizou 21. Deixou três em Alvalade e conquistou todos os restantes. Em 2019/20, também na era-Conceição, a equipa conseguira o mesmo registo.

Objetivamente, o FC Porto está a fazer o melhor arranque de Liga nos últimos cinco anos e o segundo melhor da década. Esses são os dados factuais, conforme o nosso Playmaker atesta.

Nem tudo são boas notícias, naturalmente. Além da expressão de aflição «nos últimos 20 minutos» contra o SC Braga, o FC Porto apresentou contra os Guerreiros do Minho o registo mais baixo de remates realizados na Liga 24/25: apenas sete. E fez dois golos em três pontapés enquadrados.

Os bons dados regressam quando olhamos para o comportamento defensivo. Apesar de estar a permitir aos adversários um anormal elevado de remates (18 ao SC Braga, após os 29 ao Manchester United), os dragões só têm quatro golos sofridos em oito jornadas na Liga. É o melhor número nos últimos cinco anos.