![Pleno de vitórias em 2025? Na Europa, só o Estoril](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
No passado domingo, o Estoril prolongou o seu estado de graça e somou nova vitória, desta feita sobre o Boavista, o que lhe permitiu chegar ao sexto jogo consecutivo sem perder, ao sétimo lugar partilhado da Liga… mas também um sensacional estatuto: ao ter assegurado o quinto triunfo no mesmo número de jogos disputados em 2025, o Estoril passou a ser única equipa, entre as que disputam as principais Ligas europeias, a somar por vitórias todos os encontros que disputou no presente ano civil.
Em todo o Velho Continente, apenas duas equipas partilham este registo – com pleno de vitórias existem outros dois casos, mas de campeonatos menos cotados como o Estrela Vermelha, na Sérvia, com a ressalva de que a Liga deste país balcânico apenas foi retomada na passada semana, e também o Virtus, do (muito) menos competitivo campeonato de San Marino. Caso a base de dados se concentre nas principais Ligas, o Estoril surge como caso ímpar e, a assemelhar-se tem…outra equipa portuguesa.
O SC Braga, recorde-se, também venceu todos os encontros até ao momento realizados no presente ano civil, na Liga. No entanto, foi derrotado pelo Benfica, na meia-final da Taça da Liga, e também na Liga Europa, pelo Union Saint-Gilloise. Já o Estoril, que apenas competiu para a Liga neste período, mantém um cadastro limpo, face aos triunfos sobre Estrela da Amadora, Santa Clara, Vitória de Guimarães, Gil Vicente e Boavista – um feito que não alcançava há já 76 anos.
Esta marca obtida pelos canarinhos sob o comando de Ian Catho ultrapassa a sequência positiva alcançada por Marco Silva, atual técnico do Fulham, em 2014 (quatro triunfos consecutivos) conseguida, e apenas conheceu igual em dezembro de 1948, sob o comando do húngaro János Biri.
Na altura, o emblema da Linha de Cascais garantiu a sua melhor cadência de resultados em toda a sua história, com nove vitórias seguidas, sendo que a segunda melhor teve lugar um ano antes, em 1947, com seis triunfos consecutivos. Um marco que está, agora, ao alcance do Estoril de hoje, encontrando-se à distância de um triunfo sobre o Nacional, este sábado, pela 22.ª jornada.