
A Polestar pertence ao grupo chinês Geely que detém a Lotus e Volvo também com sede da Suécia. O nome da marca tem origem no país escandinavo e o logótipo visível no capot e na traseira dos seus automóveis é a estrela polar Polstjärnan - denominada como 'Estrela do Norte'.
O Polestar 4 partilha a plataforma com diferentes modelos do grupo Geely e foi desenvolvida de raiz a pensar nos automóveis 100% elétricos da marca escandinava. O espaço e a habitabilidade são as duas principais virtudes deste novo SUV Coupé. O 'martelo de Thor' herdado da Volvo, que víamos no Polestar 2, surge já com o 'dual blase' divido no Polestar 4 e será a silhueta base dos futuros Polestar 5 e 6.
Para produzir um automóvel elegante em termos estéticos, os designers responsáveis pelo desenvolvimento deste modelo decidiram abdicar do vidro traseiro e instalar uma câmara traseira que nos permite visualizar no retrovisor o que se passa no exterior.
O Polestar 4 recebe vários materiais ecológicos na construção do habitáculo. A estrela no interior é um tablet de grandes dimensões, que pode ser dividido em quatro zonas distintas, para melhorar a experiência de utilização e evitar a colocação de botões tácteis na consola central. O sistema operativo integrado foi desenvolvido em parceria com a Google e integra o ecossistema digital mais recente com acesso às aplicações mais recentes. No capítulo da segurança o novo SUV Coupé conta com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) que utiliza um radar de médio alcance, 11 câmaras exteriores e 12 sensores ultrassónicos para monitorizar o ambiente que rodeia o veículo. A iluminação interior é inspirada no sistema solar. Os passageiros traseiros desfrutam de um ambiente espaçoso e acolhedor, e os bancos elétricos reclináveis (opcionais) permitem inclinar as costas dos bancos até 34 graus.
Um carro sem vidro traseiro?
É verdade! O Polestar 4 não tem vidro traseiro. É substituído por uma câmara de alta-definição. A imagem é reproduzida no espelho retrovisor. Na condução em estrada a visibilidade traseira é boa, fica por confirmar o comportamento nos dias mais cinzentos e de chuva. Os responsáveis da marca afirmam que a boa visibilidade está garantida graças à colocação da câmara. A versão Longe Range Single motor tem uma potência de 200 kW e acelera dos 0-100 km/h em 7,1 segundos. A autonomia máxima no ciclo WLTP é de 620 Km. A Longe Range Dual Motor tem o dobro da potência e os 544 CV permitem-nos acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos. A autonomia, neste caso, é até 590 km (WLTP). A versão Performance conta com uma suspensão semi-activa fabricada pela ZR que fazem deste Polestar o mais rápido de sempre. A bateria não é fabricada por módulos, as células estão todas instaladas em série, colocadas mais junto ao chão, contribuindo para um melhor comportamento dinâmico. No caso da versão Single Motor conseguimos consumos de 15,6 kWh/100 km, ao longo de uma viagem de 200 km, maioritariamente realizada em autoestrada. O preço de acesso ao Polestar 4 inicia-se nos 68.000? da versão Single Motor; o pack performance acrescenta mais 4.500 ?.
Ficha técnica
Polestar 4 - Long range Single motor
Sistema de propulsão: Elétrico
Potência máxima: 200 kW
Binário Máximo: 343 Nm
Bateria: Iões de lítio de 400 V
Carregamento: - 100 kWh
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração máxima: 7,1 segundos (0 aos 100 km(h)
Tração: Traseira
Transmissão: Automática
Consumo médio (WLTP): 15,6 kWh/100 km
Autonomia: 620 (WLTP)
Preço: 68.000?