Com a mudança das regras no futebol e desde que é possível bater o pontapé de baliza com um toque curto mantendo a bola dentro da própria área, o futebol começou a usar este momento do jogo para ajudar a equipa a construir a partir de trás com critério.
Muitas equipas passaram a construir (build up) curto, inclusive nos pontapés de baliza. Fomos verificar em todas as equipas da Primeira Liga Portuguesa qual é a tendência em cada uma neste momento de jogo ao fim de quatro jornadas.
Claramente existem equipas (os candidatos ao título) que permitem menos ataques, menos remates e por isso existe uma menor quantidade de pontapés de baliza para avaliar.
Por outro lado teremos que dividir o pontapé de baliza em três categorias:
– Curto – passe para a zona defensiva (30 metros defensivos)
– Médio – passe para a zona intermédia
– Longo – Passe para a zona ofensiva (últimos 30 metros)
Muitos dos momentos da saída mais longa ou algumas médias são utilizadas em fase mais adiantada do jogo, com o tempo a escassear e com necessidade de chegar rapidamente à baliza contrária.
Dados via My Game Plan
AVS Futebol SAD
Quais as principais ligações?
A primeira conclusão é que até agora foi quase sempre o Guarda Redes Simão a bater todos os pontapés de rede. A principal ligação foi a usada entre Simão (guarda-redes) e o central direito C. Devenish), sempre curta e sempre para dentro da própria área.
Outra ligação óbvia é a ligação com o central Clayton (central pela esquerda). As saídas para os laterais quer seja Alaba ou Kiki são igualmente usadas.
Curiosa a ligação direta entre o guarda-redes e o ponta de lança – Nenê, três pontapés, curto, médio e longo foram batidos dessa forma.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de Baliza?
Podemos verificar que existe claramente um sucesso maior nos que são marcados de maneira mais curta e podemos ver que existe uma tendência do AVS em sair mais pela esquerda do que pela direita quando são mais curtos, ou seja usa-se o corredor lateral esquerdo. Quando optam por bater mais longo (médio ou longo) os pontapés são batidos mais para as alas, fugindo ao corredor central.
Eficácia Ofensiva
Só um dos momentos gerou um remate direito, foi uma saída média no AVS SAD 1-1 Nacional, que resultou num remate à baliza.
FC AROUCA
Quais as principais ligações?
Mais uma vez a maior parte dos pontapés de baliza são batidos pelo guarda-redes.
A principal ligação foi a do guarda-redes Mantl com o central M.Rocha. Usando igualmente os restante defesas para sair curto e usando sempre o GK como batedor principal dos pontapés de baliza.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de Baliza?
Podem verificar a preferencia por bater os pontapés de baliza curtos e para zonas centrais para depois os centrais despois distribuírem. Equipa do Arouca constrói de forma curta, raramente batendo médio ou longo. Quando batem mais longo a preferência é pelo lado direito do ataque. O lado esquerdo tem sido pouco utilizado.
Eficácia Ofensiva
Nenhuma saída resultou em remate até agora.
SL Benfica
Quais as principais ligações?
Curiosamente o Benfica tem uma diversidade na marcação do pontapé de balizam fruto igualmente de algumas alterações na equipa. Essencialmente Trubin é quem bate o pontapé de saída.
Utilizou a referência Prestianni para bater mais à frente, ou usando os médios como Leandro Barreiro ou João Mário. António Silva foi o central mais usado para bater curto na saída. Com Bruno Lage veremos como a equipa encarnada irá sair a jogar desde o pontapé de baliza.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de Baliza?
O Benfica optou em quase sempre por sair pelo lado esquerdo ou central, seja com os Centrais, os laterais ou os médios a recuarem para receber.
O lado direito parece completamente ausente na saída como opção inicial, obviamente a bola depois é rodada para o outro flanco em diversos lances. Benfica utiliza mais o movimento curto ou médio, mas das poucas vezes que usou o movimento mais longo o Benfica teve sucesso com um golo no Benfica 3-0 Casa Pia.
Eficácia Ofensiva
O Benfica é das equipas com mais sucesso direto na marcação dos pontapés de baliza. Um já resultou num golo aos 79´no Benfica 3-0 Casa Pia com Trubin a bater longo para Pavlidis.
Igualmente outro movimento largo para a esquerda, de Trubin para Tiago Gouveia viria a resultar num remate à baliza no mesmo jogo. Em termos de saídas curtas a equipa da luz já chegou a um remate à baliza após esse movimento.
Boavista FC
Quais as principais ligações?
O Boavista é uma equipa única na Primeira Liga, bate sempre longo ou médio os pontapés de baliza.
A principal ligação ou diria alvo é o avançado Bozeník (tentativa de jogar com a capacidade física do avançado).
João Gonçalves bate sempre mais longo na tentativa do jogo direto para o ponta de lança do Boavista ganhar de cabeça e ganharem a segunda bola.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de Baliza?
Claramente o Boavista bate sempre longo, sobretudo para a zona central do campo. Estratégia clara da equipa na construção do jogo, não muito utilizada nos tempos que correm, no entanto é a forma do Boavista neste momento de usar o pontapé de baliza. Utilizando o pontapé longo a consequência direta é uma maior perda de bola de que outras equipas.
Eficácia Ofensiva
A utilização de uma estratégia de jogo direto além da elevada perda de bola teve como consequência quase direta da inexistência de um remate à baliza.
CD Nacional
Quais as principais ligações?
O Nacional usa como ligação mais frequente a ligação do guarda-redes Lucas França para o Central do lado esquerdo o Z.Vitor, foram seis vezes usadas com passe curto. A utilização dos centrais é a mais frequente, a ligação com o central Ulisses foi igualmente usada por três vezes.
Quando optam por bater médio, a utilização do avançado Butzke como referência é notória, tentando utilizar o 1,93cm do avançado espanhol.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de Baliza?
O Nacional sai mais vezes pelo lado esquerdo quando a opção é o passe curto na execução do pontapé de baliza.
Quando a opção é bater médio ou longo o centro do campo é o mais usado pelo nacional muito pela busca do Avançado para ganhar de cabeça, no entanto algumas vezes é tentado a utilização dos corredores laterais, lançando diretamente para os extremos.
Eficácia Ofensiva
O Nacional é das equipas que mais converteu as jogadas de pontapé de baliza em golo, por duas ocasiões já alcançaram o golo.
O golo marcado diante o Sporting nasce de uma saída rápida, mas curta e na vitória caseira por 2-0 diante o Farense, o segundo golo nasce de um pontapé médio/longo.
Casa Pia AC
Quais as principais ligações?
O Casa Pia tem variado as suas saídas, utilizando sempre mais o guarda-redes para batedor do movimento, várias vezes usa a ligação para Beni, seja curto ou médio, mas sempre para fora da área, ou a utilização dos centrais para conseguir sair a jogar.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de Baliza?
Normalmente estão a ser batidos para dentro da própria área sobretudo pequenos toques para dentro da pequena área ou grande área.
No entanto existe uma tendência mais acentuada pelo lado esquerdo mesmo quando decidem bater médio/longo o lado esquerdo é o preferido pela equipa dos gansos.
O facto de Patrick Sequeira ser destro proporciona naturalmente um batimento mais para o lado esquerdo, sobretudo nos passes médios ou longos.
Eficácia Ofensiva
O Casa Pia já conseguiu chegar ao remate uma vez numa jogada que começou com o pontapé de baliza, curiosamente foi uma bola média batida do Guarda Redes para Beni na derrota em casa diante o Santa Clara por 0-2.
Estoril Praia
Quais as principais ligações?
Pedro Álvaro é o principal alvo da saída do Estoril, normalmente é usado o Guarda Redes para colocar a bola para o central começar a construção, seja na grande área ou em momentos sem pressão para fora da própria área.
A ligação de Robles para o outro central Mangala foi igualmente utilizada diversas vezes.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de Baliza?
Normalmente estão a ser batidos para dentro da própria área e pela zona central (usam os centrais) mas quando não existe pressão adversária continuam a usar os centrais, mas já na zona após a grande área, sempre pelo espaço central.
Quando a equipa tentou sair batendo médio ou longo o sucesso cai drasticamente, um dos alvos foi sempre o avançado Alejandro Marqués.
Eficácia Ofensiva
O Estoril ainda não conseguiu nenhum remate na sequência de uma saída de um pontapé de baliza, nota-se a segurança com que saem pelo menos no primeiro passe da saída de bola.
Estrela da Amadora
Quais as principais ligações?
O Estrela usa como a principal ligação o uso do guarda-redes para dar o primeiro toque e a ligação preferencial é com Miguel Lopes.
De resto as ligações normais com os restantes defesas, com a curiosidade que no lançamento médio Alan Ruiz seja o alvo preferencial.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de Baliza?
O Estrela usa mais a saída pelo lado direito, Miguel Lopes é o central pela direita e é ele a principal ligação.
Em temos de passe médio e longo, o Estrela prefere usar os corredores laterais para colocar a bola, não usando o corredor central tantas vezes como outras equipas, pois o Estrela não tem usado um jogador alto na posição de avançado.
Eficácia Ofensiva
O Estrela já conseguiu chegar ao remate após uma saída de um pontapé de baliza, um passe do guarda-redes para Andre Luiz no Estrela 0-1 Casa Pia.
FC Famalicão
Quais as principais ligações?
O Famalicão confia no jogo de pés de Zlobin.
A principal ligação tem sido o toque do central E.Mihaz para o guarda-redes começar a construir.
Aliás, o jogo de pés do Guarda Redes tem permitido igualmente colocar as bolas mais longas para Aranda ou par Gustavo Sá. Outra curiosidade é que Mihaz assume igualmente saída para o outro central da equipa, Justin de Haas.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de Baliza?
Claramente a saída principal é para a própria pequena área, nos passes do central para o Guarda redes ou para o central do lado esquerdo.
Já os pontapés médios/longos tendem a ir para o lado centro-esquerda da equipa. O lado direito da equipa raramente é usado na saída imediata da equipa que sai claramente pelo centro do terreno como opção. Mais uma vez fica evidente que o uso de uma opção mais longa tenha mais insucesso como podemos verificar pela imagem em baixo.
Eficácia Ofensiva
O Famalicão já conseguiu chegar ao remate após uma saída de um pontapé de baliza, um passe para Topic no Famalicão 1-0 Boavista.
Sporting CP
Quais as principais ligações?
O Sporting normalmente usa o movimento curto na marcação do pontapé de baliza, a verdade é que Kovacevic com o seu bom jogo de pés ajuda a que isso aconteça. A ligação mais frequente é a Kovacevic para Gonçalo Inácio, aproveitando assim a qualidade de Inácio na construção.
Outra solução leonina é utilização de um central tocar para o guarda-redes leonino que depois começa a construir conforme as necessidades e espaços encontrados. O guarda-redes leonino e Gonçalo Inácio são preferidos de Rubén Amorim para distribuírem o jogo leonino.
Mas para onde e com que sucesso foram batidos os pontapés de baliza?
O Sporting usa o espaço central para sair a jogar, sobretudo a própria pequena área ou a grande área, ou seja, os toques para Kovacevic ou do guarda-redes para os centrais.
Podes ver que o Sporting nunca bate diretamente para as alas, ou seja tenta atrair primeiro no corredor central.
Em termos de movimentos mais longos ou médios nas saídas, a equipa de Alvalade tentou por três vezes e todas com Gyokeres como alvo, tendo sucesso apenas uma vez.
De realçar que todas as tentativas de jogar diretamente e longo foram já nos últimos dez minutos das partidas. A verdade é que o Sporting pela sua eficácia defensiva não tem tido muitos pontapés de baliza para tecermos mais padrões na equipa.
Eficácia Ofensiva
O Sporting ainda não conseguiu chegar diretamente ao remate após uma saída de um pontapé de baliza.