em atualização
Portugal venceu a Roménia por 37-30 na primeira jornada da qualificação para o Europeu de 2026.
A Seleção Nacional não entrou bem, com muitas dificuldades em marcar e a sofrer com o ataque da primeira linha romena que obrigou o selecionador nacional, Paulo Pereira, a pedir um time out logo aos 10 minutos (2-5). Mesmo assim, as coisas não melhoraram (5-10) e somente aos 18 minutos Leonel Fernandes (6-11) deu o mote para um parcial de 4-0 (9-11) que recolocou a equipa em jogo.
O selecionador nacional mexeu quase todos os jogadores, mas mesmo assim não foi fácil acertar o ataque e a defesa que não ajudou a baixa eficácia dos guarda-redes lusos (três defesas), em contraste com o maior acerto na baliza contrária. Apesar de ter chegado à diferença mínima, Portugal acabou por ir para o descanso a perder por 12-16.
Depois do intervalo, a equipa regressou focada, concentrada defensivamente e melhor no ataque, com Frade e António Areia a concretizarem. Portugal reequilibrou o jogo rapidamente e, aos 11 minutos, passou pela primeira vez para a frente (21-20), através de um golo de Salvador Salvador.
Portugal passou a controlar o jogo, mas com dificuldade em descolar. Aos 18 minutos, Kiko Costa aumenta para dois golos (24-22) a vantagem. A exclusão de um atleta romeno abre a hipótese de aumentar a vantagem em superioridade numérica, mas não aconteceu e a equipa lusa entrou nos últimos 10 minutos com a mesma vantagem (27-25).
A Roménia não desistiu do jogo (27-26) mas a ameaça latente acabou defeita pouco depois com Luís Frade a acabar sucessivamente com as já ténues esperanças dos romenos, com golos de todas as formas. Com dois minutos para jogar, o marcador já não deixava dúvidas quanto ao vencedor (37-30)
Seleção Nacional de seniores masculinos volta a jogar em Santo Tirso, domingo, a partir das 17h30, frente a Israel, em jogo referente à sexta jornada da qualificação rumo ao Euro 2026, que se realiza na Suécia, Dinamarca e Noruega.