
Depois do empate que soube a pouco com a Itália no arranque do Europeu sub-23, Portugal vestiu ontem o fato de gala, para confirmar o favoritismo diante da Suíça com goleada por 8-1.
Lucas Honório liderou a orquestra bem afinada da Seleção, com cinco golos, o primeiro a fechar a 1ª parte. Mas Portugal só inaugurou o marcador quando estavam decorridos mais de 10 minutos de jogo, por Martim Costa. E Jonathan Scheer desperdiçou um penálti que daria o empate a 1-1 aos suíços.
Na etapa complementar, o atacante do Sp. Tomar, a quem Guilherme Azevedo e Vítor Oliveira se juntaram, com um golo cada, dilatava a vantagem de Portugal até aos 7-0, para de seguida Scheer fazer o golo de honra da Suíça. Honório fecharia as contas a pouco mais de seis minutos do final da partida.
Para Paulo Freitas "não foi a ansiedade" que levou à demora de Portugal em fazer o primeiro golo. "Foi a forma errática como abordámos o início do jogo, fomos pouco intensos e com pouca mobilidade da bola e não fomos também eficazes no momento da finalização".
Segue-se esta quarta-feira a Espanha, a quem a Seleção tem de vencer para ser 1ª no Grupo A e passar direta às meias-finais. "Vamos claramente atrás disso", garantiu selecionador nacional.
Confira aqui ficha, resultados e classificação.