Portugal quer organizar o Europeu feminino de 2029 e vai apresentar a candidatura à UEFA, uma decisão tornada pública esta quarta-feira pela Federação Portuguesa de Futebol, após reunião da direção.

“Acreditamos que uma candidatura à organização do Campeonato da Europa em 2029 será mais um passo para consolidar o futebol feminino em Portugal", afirmou Fernando Gomes, presidente da FPF, em final de mandato.

Portugal esteve presente nos dois últimos Europeus de futebol, ficando pela fase de grupos, e vai jogar ainda dois play-offs para tentar uma terceira presença consecutiva, em 2025, na Suíça.

“Nos últimos anos, temos assistido a um desenvolvimento significativo do futebol feminino no nosso país, fruto de um trabalho conjunto da FPF, das associações, clubes e dos nossos parceiros”, sublinhou ainda o líder da FPF, que frisa que “este compromisso é uma prioridade da FPF” e a federação está determinada “a reforçar esta posição com um projeto desta grandeza”, lembrando também a experiência de Portugal “na organização de eventos internacionais”.

Portugal vai organizar a final da Liga dos Campeões feminina esta temporada, no Estádio de Alvalade. A decisão final sobre o anfitrião do Europeu de 2029 deverá acontecer em dezembro de 2025. A UEFA determina que o país sede do Euro feminino apresente oito estádios, um com pelo menos 50 mil lugares, três com mais de 30 mil e quatro acima de 20 mil.

Além de Portugal, Polónia e a candidatura conjunta de Suécia e Dinamarca surgem na corrida para organizar o Euro 2029.