Num repentino desenrolar de eventos durante o último dia dos testes de pré-temporada da F1 2025 no Bahrein, uma alegada falha hidráulica no Ferrari SF-25 deixou o tempo de pista de Lewis Hamilton reduzido. O sete vezes Campeão do Mundo, que estava a partilhar a corrida do dia com o colega de equipa Charles Leclerc, foi forçado a interromper a sua performance prematuramente, deixando a Ferrari e os fãs numa estado de suspense.

Hamilton assumiu o volante depois de Leclerc ter completado impressionantes 66 voltas, estabelecendo a volta mais rápida da sessão da manhã no circuito de Sakhir. Apesar do esforço valente de Hamilton e das suas 47 voltas, os seus tempos ficaram substancialmente a 0.800 segundos do ritmo estabelecido pelo ex-colega de equipa George Russell na Mercedes.

Durante uma conferência de imprensa ao almoço, Hamilton partilhou a sua intenção de realizar uma simulação de corrida à tarde. No entanto, com aproximadamente 40 minutos restantes no relógio, Hamilton foi visto a regressar à garagem e não voltou a aparecer. A sua corrida permaneceu inacabada, suscitando questões e preocupações.

A Ferrari, numa declaração dada ao PlanetF1.com, explicou que a saída antecipada de Hamilton foi feita “como precaução” após uma “anomalia” ter sido detetada na telemetria. A Auto Racer, uma publicação italiana, expandiu esta informação, revelando que a anomalia estava relacionada com um problema hidráulico que ativou vários alarmes de sensores nas fases finais do SF-25.

O sensor foi prontamente substituído, mas os alarmes não foram considerados falsos, levando a equipa a tomar a decisão crítica de terminar o programa do dia mais cedo. Esta falha foi vista como ‘não uma questão pequena’ pelo gigante das corridas italiano.

Mesmo com a paragem inesperada de Hamilton, a Ferrari conseguiu completar um total de 382 voltas, colocando-se em sexto lugar na contagem total de voltas, uma à frente dos atuais Campeões de Construtores, McLaren. A Mercedes liderou a tabela com 458 voltas, enquanto a Red Bull ficou para trás com 304 voltas.

Hamilton, refletindo sobre o desempenho de outras equipas, sugeriu que tanto a McLaren como a Red Bull poderiam ser os maiores concorrentes da Ferrari na F1 2025, citando as impressionantes corridas longas de Lando Norris e Max Verstappen nos segundo e terceiro dias, respetivamente.

Enquanto reconhecia que é difícil avaliar as cargas de combustível das outras equipas, Hamilton transmitiu as suas expectativas para a McLaren, a anterior Campeã dos Construtores, e a Red Bull, que tem anos de domínio nas suas costas.

Hamilton expressou o seu otimismo para a nova temporada, considerando-a a mais positiva que sentiu em anos. No entanto, alertou contra tirar conclusões a partir da primeira análise do SF-25, refletindo sobre a sua experiência nos últimos quatro anos.

O colega piloto Alex Brundle, filho do comentador da Sky F1 Martin Brundle, expressou as suas preocupações sobre o desempenho do SF-25, notando que o carro parecia difícil de conduzir, particularmente nas Curvas 4, 11 e 13. As observações de Brundle sugerem que Hamilton e a Ferrari ainda têm uma quantidade considerável de trabalho pela frente para afinar o SF-25 para a próxima temporada.

Os comentários de Hamilton e o inesperado problema hidráulico do SF-25 prepararam o terreno para uma temporada de F1 2025 incrivelmente emocionante e imprevisível. À medida que a Ferrari resolve as questões, os fãs de desportos motorizados em todo o mundo aguardam ansiosamente o som dos motores a rugir de volta à ação.