As corridas em Barcelona têm sido muito positivas para Aleix Espargaró e hoje mesmo o piloto da Aprilia Racing voltou a a ter um ritmo super competitivo e lamentou um problema com o dispositivo de holeshot que o atrasou imenso, num dia em que até admite ter ficado surpreso com o seu ritmo, e ficado com a certeza que podia ter lutado com Pecco Bagnaia pela vitória.

Eis a reação do piloto após o final da corrida à forma como o dia lhe correu, com o foco a estar na corrida: ‘Estava muito concentrado na qualificação, a tentar fazer uma boa volta e a tentar dar boleia ao Jorge e fiz uma volta incrível, quase a pole position e depois no arranque [da corrida] estava muito focado mas tivemos um problema com o dispositivo de holeshot, tive-o acionado até à terceira mudança e cheguei à primeira curva em 11.º ou 12.º e estava muito frustrado mas depois disso comecei a forçar e fiquei até chocado por ver o meu ritmo, com muitas voltas no segundo 39 baixo. Creio que se tirarem a primeira volta fui o mais rápido e tinha ritmo para lutar com o Pecco pela vitória, mas isto é corrida e irei ter amanhã nova oportunidade’.

Sobre o estado da pista o espanhol referiu: ‘A pista estava mesmo muito no limite. Decidimos levar o pneu duro na dianteira e não estava convicto disso em algumas partes mas vi que o Pecco tinha também levado esse pneu e os tempos foram muito rápidos por rodar em 1:39.3s e ser sexto ou sétimo na qualificação é um bom tempo para a corrida’.

De olho na seleção dos pneus, Aleix referiu que apenas se quer divertir amanhã:

– Para a frente irei optar entre o duro ou o que usámos hoje, apenas muda do lado esquerdo e talvez arrisque e o coloque se estiverem mais do que 25.º. O macio não me parece. Para a traseira o macio não é opção e entre o médio e o duro não tenho a certeza, quero esperar e ver. É a minha última corrida por isso talvez até vá para o macio para me divertir um pouco e se nas últimas cinco ou seis voltas perder algum terreno é isso. Não quero esperar, especular, quero ser rápido desde o início.