
Fábio Quartararo, piloto da Yamaha, registou este sábado o melhor tempo na qualificação do GP de Espanha, em Jérez. Com este feito, o piloto francês vai sair na linha da frente pela primeira vez desde o GP da Indonésia em 2022.
Quartararo fez uma grande volta e empurrou o atual líder do campeonato, Marc Márquez, para o segundo lugar na grelha. Superou o espanhol por apenas 0,033 segundos e estabeleceu um novo recorde da pista, com 1.35.610 minutos. O campeão mundial da época 2021 tem um bom histórico em Jérez, alcançando a terceira 'pole' da carreira no circuito (2020 e 2021). É a primeira vez desde 2022 que a equipa japonesa faz o tempo mais rápido na qualificação.
Quanto ao resto da grelha, Francesco Bagnaia, da Ducatti, sofreu um acidente no segundo treino livre, mas o piloto italiano recuperou e fechou o top 3. Alex Márquez, irmão de Marc e segundo classificado no campeonato mundial, fez o quarto melhor tempo, seguido por Franco Morbidelli.
Recorde-se que o português Miguel Oliveira ainda está em fase de recuperação e não vai participar nesta quinta prova da época.