O colombiano James Rodríguez teve uma passagem fugaz pelo futebol brasileiro. Representou o São Paulo entre agosto de 2023 e julho de 2024, somando alguns problemas extra campo e deixando uma pálida imagem do seu futebol. Em declarações ao podcast 'Denílson Show', o lateral Rafinha relembrou a convivência com o colombiano e até deixou escapar a memória de um momento tenso no balneário.

"O James é o Ronaldo da Colômbia. Camisola 10, capitão e estrela maior. É craque e um verdadeiro fenómeno. Só que no São Paulo contávamos com um monte de 'soldadinhos'. Ele chegou e achou que tinha que jogar logo. E aí fomos dando uns toques, a dizer-lhe para treinar um pouco mais, fazer um trabalho maior fora de campo para atingir rapidamente a melhor forma... E ele reclamava - 'Isso não é meu estilo'. E realmente... Ele nem no Bayern corria, como é que ia correr aqui? Mas no Bayern era outro jogo, outro nível e outro plantel", atirou Rafinha.

O brasileiro relemboru até o dia em que o plantel fez um 'intervenção' junto do médio: "No dia em que lhe pedimos para conversar ele ficou zangado comigo... E eu expliquei-lhe - 'Não sou o treinador, sou uma jogador igual a ti. Se quiseres falar comigo para ajudar, vamos falar'. Aí ele baixou um pouco a guarda", rematou.

Atualmente, James defende as cores dos espanhóis do Rayo Vallecano, contando com 6 participações pela equipa em 2024/25.