
Portugal continua no sétimo lugar do Ranking UEFA e, provavelmente, só conseguirá voltar ao sexto posto daqui a duas épocas, dependendo, obviamente, o desempenho das equipas nacionais na provas europeias. Enquanto os Países Baixos continuam com quatro equipas na UEFA, a liga portuguesa tem apenas duas: Benfica e Vitória de Guimarães. A campanha dos minhotos tem amenizado uma temporada em que o FC Porto foi a pior equipa portuguesa, no que respeita aos pontos amealhados para o ranking UEFA.
Os dragões somaram três vitórias, três empates e quatro derrotas nesta temporada. Chegaram ao play-off da Liga Europa, algo que o SC Braga não fez, mas os minhotos somaram mais pontos que os dragões. No total de 2024/25, o FC Porto conseguiu 10,75 pontos, o pior registo de uma equipa nacional nesta época. Desses 10,75 pontos, 1,75 são de bónus: precisamente pela passagem ao play-off. O SC Braga obteve três vitórias, um empate e quatro derrotas e, por aí, estaria atrás dos dragões. Mas compensou logo de início, na fase de qualificação com quatro triunfos e duas igualdades: no total, somou 12 pontos.
BENFICA: o melhor da época e não só
As contas de 2024/25 ainda não estão fechadas e o Vitória de Guimarães pode muito bem ainda ser a melhor equipa da temporada europeia portuguesa. Com o Sporting a ser o terceiro clube que mais contribuiu para o ranking nesta época - somou 15,5 pontos dos 80,25 que Portugal tem em 2024/25 -, só os minhotos podem ainda ultrapassar o Benfica.
O Vitória soma 20.25 pontos, fruto de uma campanha notável com zero derrotas, 10 vitórias (seis na qualificação para a Liga Conferência) e dois empates. A passagem aos oitavos de final da prova valeu 4,25 pontos de bónus. Ainda assim, insuficiente para chegar aos 21,75 pontos que o Benfica amealhou nesta temporada de UEFA Champions League.
Os encarnados receberam 9,75 pontos de bónus e ainda conseguiram cinco vitórias e dois empates - também perderam três vezes, mas as derrotas não dão pontos. Assim, o Benfica é a equipa portuguesa que mais contribui para o ranking UEFA. Na temporada e nos cincos anos que o ranking engloba: de 2020/21 até 2024/25. Neste momento, as águias contribuem com 29,05 por cento do coeficiente português, o FC Porto com 24,3%, o Sporting com 18,5%, o SC Braga com 16,97% e o Vitória com 7,46%. As restantes equipas que contam para o ranking são Santa Clara, Rio Ave, P. Ferreira, Gil Vicente e Arouca.
Historicamente, Benfica e FC Porto são os dois principais contribuintes para o Ranking UEFA, mas esta temporada distanciou-os. No ranking de clubes a cinco anos, o Benfica é atualmente 15.º na Europa e o FC Porto 18.º. Já o Sporting é 33.º. Nesta temporada, os encarnados são 19.º e os dragões ocupam o 59.º posto. O Sporting é 34.º, o Vitória 36.º - os pontos de qualificação não contam neste ranking em particular - e o SC Braga 79.º. Este ranking serve, sobretudo, para definir cabeças de série em sorteios, embora possa ter mais implicações, como ser um critério de desempate.
Por fim, no ranking a 10 anos - relevante porque define valores monetários a receber - o Benfica subiu a 15.º e o FC Porto caiu para 17.º. O Sporting mantém-se 28.º. Este ranking deixou de ter o cálculo relativo a troféus conquistados a partir de 2024. Para terminar, se a época 2025/26 começasse agora, o Benfica seria 10.º no ranking de clubes, o FC Porto 25.º e o Sporting 26.º