A tão aguardada Red Bull RB21 fez a sua estreia na pista em Barém, marcando uma mudança significativa em relação ao seu predecessor de 2024. O diretor da equipa, Christian Horner, revelou que quase todos os componentes e superfícies do carro foram alterados, melhorados, refinados e aperfeiçoados, um testemunho da busca incansável da Red Bull pela perfeição no altamente competitivo mundo da Fórmula 1.

Na campanha de 2025, a Red Bull fez mudanças dramáticas no design do seu veículo, um contraste acentuado com o terceiro lugar que alcançou no Campeonato de Construtores na temporada passada. A apresentação da pintura de 2025 na O2 Arena em Londres na semana passada foi um precursor dos testes de pré-temporada em Barém, onde todas as dez equipas deverão reunir dados críticos sobre o desempenho dos seus veículos.

Enquanto o último ano do ciclo de regulamentação muitas vezes significa um período de evolução, a Red Bull optou pela revolução. A Aston Martin e a Mercedes também indicaram uma nova abordagem para os seus pacotes aerodinâmicos de 2025, com grandes mudanças sugeridas. Apesar da aparente semelhança visual entre o RB21 e o RB20, Horner insiste que as diferenças significativas estão debaixo da superfície.

Horner comentou: “O RB21 pode parecer semelhante ao RB20, mas o diabo está nos detalhes. Quase todos os componentes passaram por uma transformação. Os nossos próximos dias de teste revelarão a eficácia dessas mudanças.”

O foco da Red Bull tem sido eliminar os traços imprevisíveis de “diva” do predecessor do RB21. Apesar do quarto título consecutivo de Pilotos de Max Verstappen, a Red Bull perdeu o Campeonato de Construtores, sucumbindo à pressão da McLaren e da Ferrari. Este ano, Liam Lawson irá substituir Sergio Perez, adicionando uma nova dinâmica à equipa.

O RB20 teve a sua quota de vitórias, garantindo triunfos em nove Grands Prix e quatro corridas sprint. No entanto, Horner admite que maximizar o desempenho do carro frequentemente se revelou um desafio. Com o RB21, a Red Bull espera ter uma janela de operação mais ampla e um desempenho mais previsível.

Horner afirmou: “Teremos uma indicação nestas primeiras corridas, mas como sempre, vai ser uma temporada de desenvolvimento desde a primeira corrida até à última corrida.”

Verstappen e Lawson tiveram um dia de filmagens em Sakhir, onde testaram o RB21. No entanto, Horner alertou contra tirar conclusões a partir desta corrida inicial, devido aos diferentes conjuntos de pneus utilizados. O principal objetivo destes testes iniciais era garantir que os dados do mundo real corresponderem às simulações e aos dados do túnel de vento da equipa, um objetivo que Horner acredita que alcançaram.

Em conclusão, embora seja cedo demais para prever o desempenho do RB21, os sinais iniciais são promissores. O verdadeiro teste, no entanto, será na pista, onde a equipa da Red Bull enfrentará os seus concorrentes no mundo de alta pressão das corridas de Fórmula 1.