18 de novembro de 2024. Uma data histórica para a seleção de San Marino, que garantiu, esta segunda-feira, um feito inédito. Apesar do susto inicial, o conjunto são-marinense operou uma remontada e venceu o Liechtenstein por 1-3, garantindo assim a promoção à Liga C da Nations League.
As aspirações da turma visitante sofreram um duro golpe à passagem do minuto 40, quando Aron Sele decidiu conduzir o esférico do meio-campo até à área contrária e inaugurar as hostilidades com um tiro indefensável. Brilhante momento individual para o camisola '8' dos caseiros.
Após a vinda dos balneários, San Marino puxou dos galões e - com uma energia renovada dentro de campo - atingiu a igualdade na primeira jogada de insistência ofensiva. Lorenzo Lazzari finalizou de forma certeira e deu alento à ambição do conjunto forasteiro.
Com tudo em aberto na disputa, a formação são-marinhense arregaçou as mangas e colocou-se na frente do marcador aos 66 minutos, por intermédio de Nicola Nanni, na conversão de uma grande penalidade. Antes do final, Golinucci fechou as contas da partida e garantiu a vitória histórica para San Marino.
Importa salientar todos os marcos que La Serenissima bateu com o triunfo diante de Liechtenstein. Além de ter conquistado a primeira vitória fora de portas, foi também a primeira vez em que balançaram as redes adversárias por três - e consequentemente, duas - vezes no mesmo encontro. Uma noite memorável para os são-marinenses.