O Portimonense tem a defesa mais batida da 2.ª Liga (14 golos sofridos em 7 jogos) e só manteve a sua baliza em branco por uma ocasião, na abertura do campeonato, no empate contra o Felgueiras. Sérgio Vieira já apostava numa estratégia com três centrais, que o sucessor, Ricardo Pessoa, tem mantido, com algumas nuances.

Tudo aponta para que, frente ao Sporting, os alvinegros adotem o esquema mais frequentemente utilizado esta temporada, sendo Alemão, Filipe Relvas e Kobayashi os mais sérios candidatos às três vagas.

No setor ofensivo, e em relação ao último compromisso oficial, no reduto do Leixões, deverá registar-se uma novidade: o extremo Paulo Vítor, recuperado de lesão, volta a entrar nas contas de Pessoa (e quase seguramente no onze inicial).

Se é verdade que o Portimonense vem sentindo muitos problemas defensivos, o ataque tem cumprido a sua missão, com 12 golos em 8 jogos oficiais. Paulo Vítor, autor de 5 golos, é o melhor marcador da equipa, logo seguido de Chico Banza (4), o qual também tem dado nas vistas, pelos remates certeiros... e pelas danças com que os comemora.