Romano Albesiano vai ser o novo diretor técnico da Honda no MotoGP a partir de 2025, chegando da Aprilia onde ocupava o mesmo cargo. Alberto Puig, diretor de equipa, falou acerca desta nova contratação, que surgiu de forma completamente inesperada.

Em entrevista à transmissão oficial, o espanhol revelou: ‘É algo por que estávamos ansiosos, estávamos a tentar esta possibilidade, e acreditamos que o Romano corresponde muito com a filosofia da Honda. Ele tem uma grande experiência no desporto motorizado, e estamos muito satisfeitos e contentes por ele ter aceitado’.

Com a contratação de Albesiano, a Honda está a abrir-se como nunca a técnicos de topo que não são japoneses, e Puig falou de uma nova era na qual acredita no potencial coletivo do engenheiro e da equipa:

Será uma nova era, um novo programa, mas todos nós dentro da empresa estamos muito contentes. Ele será um ótimo apoio para os nossos técnicos, e penso que em conjunto ele é capaz de fazer um plano muito bom. Estamos mesmo empolgados com isto.

No que toca ao processo que levou a Honda a contratar Albesiano, Puig não entrou em muitos detalhes: ‘Não é assim tão fácil de explicar, mas o importante é que conseguimos, e foi concordado. Houve um bom entendimento também com a Aprilia, o que é importante. É algo de que estávamos à procura, e felizmente foi possível de fazer. Por isso, de agora em diante iremos aguardar por ele, que ele possa juntar-se a nós, e estou muito contente por isto’.