Três dias após perder na final da Taça do Rei com o Barcelona, o Real Madrid foi informado de que dois dos seus principais jogadores foram castigados pelo Conselho de Disciplina da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) na sequência de comportamentos incorretos na partida que se disputou no Estádio La Cartuja, em Sevilha.

O organismo da RFEF teve mão pesada e decidiu suspender o defesa-central internacional alemão por 6 jogos, depois de este ter sido apanhado pela transmissão televisiva a atirar gelo na direção do árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea, que dirigiu a final e que tanta polémica originou ainda antes dos dois rivais entrarem em campo.

Na sequência da 'fúria' sentida pelos jogadores do Real Madrid, após nova derrota sofrida frente ao Barcelona, Lucas Vázquez também acabou por ser punido com dois jogos. Já Jude Bellingham, que também estava entre os possíveis jogadores a serem punidos pelo Conselho de Disciplina da RFEF, acabou por livrar-se de qualquer sanção, para além de ter também ver ser-lhe retirado o cartão vermelho que havia visto nos minutos finais da partida.

Recorde-se que estes três jogadores tinham sido expulsos nos descontos.