Rui Borges realizou a antevisão do Sporting x Farense. Encontro da 20ª jornada da Primeira Liga joga-se em Alvalade.

Rui Borges fez a antevisão do duelo entre o Sporting e o Farense, da 20ª jornada da Primeira Liga. Depois do empate diante do Bolonha para a Champions League, leões mudam o foco para o campeonato. Rui Borges falou nas baixas e confirmou recuperações de Eduardo Quaresma e Zeno Debast e dúvidas em Viktor Gyokeres e Hidemasa Morita.

«Baixas? Temos tido várias lesões e parece que estamos curto, mas temos muita gente fora magoada e no departamento médico. Queria ter todos disponíveis, se estivessem não falavam do mercado. Estou mais preocupado em ter a malta recuperada, o mercado de janeiro é ingrato, os jogadores estão indisponíveis. Para ir buscar as melhores soluções é preciso ter bastante dinheiro, ninguém vende. Temos é de recuperar os indisponíveis, aí o plantel está equilibrado».

«Viktor Gyokeres e Debast? O Viktor e o Morita estão em dúvida, é no dia a dia e no que sentimos em cada dia que passa. Vamos perceber se os temos e se vale a pena correr o risco. Foco-me nos jogos, no nosso entendimento. São jogadores com fadiga, o Quenda também. Temos de tentar gerir, uns mais fáceis outros nem tanto, mas é clínica diária, mesmo do próprio jogador. Depois tomamos decisões em cima do jogo. Se não jogar deve ficar frustrado, é um competidor de nascença. É a ambição dele e de ajudar a equipa, é muito preocupado com a equipa. Se não jogar fica frustrado, como todos os outros. O Pote também, tem sido um jogador importante nos últimos anos. É difícil diariamente lidar com a frustração».

«Lesionados? Não há responsáveis, cada jogador tem a sua genética e há coisas que controlamos e não controlamos. Não procuramos culpados, só na solução e nunca no problema. Queremos é recuperá-los e pô-los o mais rápido possível a ajudar a equipa. Os jogadores são seres humanos, não são máquinas. O futebol é isso e aqui procuramos soluções mais que os problemas».

«Pedro Gonçalves? Vejo-o focado na recuperação e estamos todos preocupados em recuperá-lo. Há coisas que não controlamos, o jogador não é uma máquina, é um ser humano. Há uns que conseguem recuperar mais rápido, outros com mais sintomas. Sei que está a ser bem tratado e queremos recuperá-lo a 100%. Há coisas que não controlamos. Não vale a pena estar com prazos, é focar na recuperação dele, quando estiver a 100% vai ajudar. Estão tristes porque querem ajudar».

«Debast e Quaresma? O Debast não foi nada de grave, pode ser opção. O Quaresma também está recuperado e a trabalhar com a equipa»

O Sporting x Farense joga-se este domingo, dia 2 de fevereiro, e tem apito inicial marcado para as 18h. Podes ler AQUI toda a conferência de imprensa do treinador.