Rui Borges realizou a antevisão do embate entre o Sporting e o RB Leipzig, relativo à sétima jornada da Champions League.

Rui Borges marcou presença na sala de imprensa, de maneira a realizar a antevisão do RB Leipzig x Sporting, válido pela sétima jornada da Champions League:

«A estreia só tem significado para mim se conseguirmos a vitória, esse é objetivo, garantir o play-off. É uma equipa perigosa no seu todo, não vou estar a individualizar. Temos de olhar para as nuances do sistema. Na Champions apresentam algo diferente. Preocupo-me muito com isso para explicar aos jogadores o que pode ser o jogo de amanhã», começou Rui Borges, que faz o primeiro jogo na competição.

«Numa equipa como o Sporting só se pensa em ganhar, independentemente do adversário. Sabemos que às vezes vamos ter de sofrer mais, mas dentro daquilo que é a nossa maneira de estar vamos sempre lutar pela vitória. O nosso objetivo é chegar ao play-off e para isso temos de ganhar amanhã. Vamos ter um adversário difícil que luta pelo seu campeonato. A Champions não apaga em nada o coletivo deles. Acima de tudo temos de focar no nosso objetivo. Preocupo-me com o que temos de controlar. Tudo é consequência do nosso trabalho», continuou o treinador do Sporting.

Rui Borges voltou a abordar o primeiro jogo da carreira na Champions League e falou da motivação do jogo para os seus jogadores.

«Estrear-me é a realização de um sonho. Há um ano estava no sofá a sonhar com isto, mas isto é fruto do trabalho da equipa técnica, da maneira simples de ser. Agora é continuar o nosso caminho, não desviar, para que o futuro seja cada vez mais bonito», reforçou Rui Borges.

«Eu sinto a equipa muito bem preparada e eles têm dado a resposta. Temos apanhado jogos competitivos e muito difíceis e a equipa deu uma grande resposta, dentro dos poucos treinos que tivemos. Eles são inteligentes e por isso é que estão no Sporting. Os jogadores por ser jogo de Champions já estão motivados, mas não podemos desvalorizar o adversário só por não ter pontos», salientou o treinador dos leões.

Rui Borges voltou a ser questionado sobre Marcus Edwards e destacou ainda a sua visão quanto à Champions League.

«Marcus Edwards não é uma opção para este jogo, tão simples quanto isso», afirmou Rui Borges.

«Favorito? É crucial a nossa frescura física no jogo. É uma equipa muito competitiva, muito homem a homem, muito pressionante. Vamos ter muitos duelos e teremos de ter capacidade para nos sobrepor. Depois vem a inteligência. Não vamos fugir ao que temos sido, mas vai ser um desafio muito bom. Vamos estar preparados. Para mim não há favoritos na Champions», frisou o treinador do Sporting.

Rui Borges falou novamente no lado mental e contou uma história curiosa sobre Ruben Amorim.

«Registo no Sporting? Eu vou responder o que disse no primeiro dia. Essa tormenta mental é mais criada de fora para dentro do que ao contrário. O Sporting estava em todas as frentes. Acredito que tenha havido impacto, o grupo estava bem ciente do que significava o Ruben. Há momentos em todas as equipas. Mesmo quando passámos por esse mau momento jamais deixámos de ser Sporting e continuámos em todas as frentes. Os adeptos têm dado tudo também. eu lembro-me bem que na época passada quando vim jogar a Alvalade senti bem o ambiente que se vivia e disse ao Ruben que ia ser campeão. Era clara a sintonia que se vivia. Tenho acreditado muito nos jogadores e acredito que vai ser melhor», destacou Rui Borges.

«Felizmente temos departamentos muito bons onde nos ajudamos e nos respeitamos. Acreditamos muito uns nos outros. Contratempos acontecem e temos de saber passar por eles e arranjar soluções. Os jogadores vão dar uma boa resposta física, mas preocupa-me e temos de ter algum cuidado com alguns jogadores, sei que vão dar uma boa resposta independentemente de quem jogar e de quem entrar. A malta está aqui para ajudar. O Viktor jogou 10 minutos e entrou com uma alegria enorme, ainda fez o seu golo, demonstra o espírito dessa equipa», destacou o treinador do Sporting.

Rui Borges foi ainda questionado sobre a ausência de adeptos em virtude das sanções impostas pela UEFA.

«Não presença de adeptos? É algo que gostávamos. Queríamos ter os nossos adeptos presentes e eles têm sido importantes. Gostamos de sentir o carinho, esse calor e essa energia positiva. Lá em casa vão estar a apoiar-nos e a passar essa energia», concluiu Rui Borges.

O RB Leipzig x Sporting joga-se esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, a partir das 17h45.