O processo de alteração dos estatutos do Benfica ficou finalizado, na perspetiva interna, nesta terça-feira com a outorga da escritura notarial no cumprimento do mandato conferido pelos sócios na Assembleia Geral deliberativa do passado dia 8 de março, onde aprovaram o documento com 91% dos votos. Representado pelo presidente, Rui Costa, pelo 'vice', Domingos Almeida Lima, e pelo líder da Mesa da Assembleia Geral, José Pereira da Costa, o clube encarnados concluiu em termos internos o processo.

Em declarações à BTV, Rui Costa mostrou-se satisfeito com mais um passo neste longo processo. "É um momento de orgulho para todos nós e para todos os benfiquistas. É o finalizar de forma oficial com a assinatura em notário da revisão dos estatutos, uma promessa eleitoral e que teve a maior participação na história do clube. Portanto, devemos todos sentirmos orgulho neste momento", afirmou o presidente, acrescentando: "Demorou o seu tempo, mas incluiu todo o Benfica. Quero agradecer à primeira comissão, que fez um trabalho extraordinário, ao nosso vice-presidente de então, Jaime Antunes, que conduziu todo este processo. A todos aqueles que sugeriram e tentaram melhorar os nossos estatutos e, por fim, às várias etapas cumpridas em várias AG's."

Olhando para o futuro, Rui Costa garante estar confiante em como não haverá dificuldades de maior. "Temos de estar todos satisfeitos, são uns estatutos que preparam o Benfica para um futuro muito melhor. Não tenho a menor dúvida disso e essa foi a finalidade desta promessa eleitoral. Falta agora o último passo que é as autoridades confirmarem aquilo que acabámos de assinar e portanto entrarem em vigor. É um dia feliz para o Benfica e para todos os sócios. Devemos estar muito orgulhosos deste momento", enfatizou.

Nos termos legais, seguir-se-ão por procedimento notarial os passos necessários à publicação dos estatutos. O Benfica aguardará assim a pronúncia das entidades públicas competentes, sem embargo de prestar toda a informação e esclarecimentos que lhe forem solicitados "Hoje foi o formalizar da vontade dos sócios do Benfica. Este processo começou com uma promessa eleitoral do nosso presidente e culminou com a maior votação de sempre na aprovação de uns estatutos em Portugal. É um momento de grande emoção. Hoje a vontade dos sócios ficou expressa num documento, esse documento é a constituição do futuro do Benfica", afirmou José Pereira da Costa, líder da Mesa da AG. 

Recorde-se que os novos estatutos do Benfica suscitam preocupações sobre a sua legalidade, nomeadamente em relação ao Artigo 66.º. Esta polémica prende-se com a forma como o clube pretende indicar a maioria dos elementos do Conselho de Fiscalização da SAD, o que pode entrar em conflito com o Código das Sociedades Comerciais.